Autor
Tipo de Bolsa
Sem Bolsa
Orientador
RODRIGO DIEGO DE SOUZA
Centro do Orientador
CENTRO DE EDUCACAO
Departamento do Orientador
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO / EED/CED
Laboratório
FilPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Políticas Educacionais e Educação em Ciências
Área do Conhecimento
Educação
Período
Agosto de 2024 até Dezembro de 2024
Titulo
Revisão de literatura sobre o PIBID e a Formação de Professores de Biologia em Teses & Dissertações (2016 a 2023)
Resumo

Este plano de atividades compõe o projeto “Os efeitos das políticas de currículo via Reforma do Ensino Médio na Formação dos Professores de Biologia no âmbito do PIBID-Biologia/UFSC” em desenvolvimento no Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Políticas Educacionais e Educação em Ciências (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5969525710371213). Considerando os diferentes contextos de prática, que não somente recebem ou recusam as políticas curriculares, mas, diferentemente, interagem com elas de forma produtiva, em meio às relações de forças e de poder, este projeto se insere no campo das pesquisas em torno da formulação e implementação de políticas educacionais. Objetivo geral deste plano de atividades consiste em: Analisar a produção em teses e dissertações sobre o PIBID e a Formação de Professores de Biologia, no período de 2016 a 2023. Os objetivos específicos os seguintes: (1) Identificar as produções que enfocam com o PIBID e a Formação de Professores de Biologia; (2) Analisar os referenciais e recortes teóricos e metodológicos das produções; (3) Caracterizar os enfoques que as produções dão ao pesquisar o PIBID e a Formação de Professores de Biologia, visando diagnosticar as possíveis implicações ou não das políticas curriculares nesse processo formativo. Justifica-se este plano de trabalho pois é de extrema importância para a pesquisa em desenvolvimento realizar um diagnóstico das pesquisas produzidas sobre o tema, pois sabe-se que há um número elevado de pesquisas que se interessam sobre o PIBID, sendo necessário identificar nessas pesquisas quais dialogam com a Formação de Professores de Biologia e se elas, em algum momento, discutem as implicações das políticas curriculares nesse processo formativo. Esse diagnóstico da produção é fundamental para evidenciar as possíveis lacunas de pesquisa sobre o tema ou se o tema já está superado na área. Justifica-se o recorte temporal da análise das produções, de 2016 a 2023, considerando que a reforma do ensino médio com a medida provisório tem início em 2016 e, espera-se encontrar nas produções ressonâncias com esse fato político-educacional.

Palavras-chave
Currículo, Ensino de Biologia, Formação de Professores

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