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Tipo de Bolsa | Sem Bolsa |
Orientador | EDITE KRAWULSKI |
Centro do Orientador | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Departamento do Orientador | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH |
Laboratório | |
Área do Conhecimento | Psicologia do Trabalho e Organizacional |
Período | Janeiro de 2013 até Dezembro de 2013 |
Titulo | ADESÃO DE DOCENTES AO TRABALHO VOLUNTÁRIO NA UFSC: estratégia de permanência no mundo do trabalho? |
Resumo | O Bolsista auxilia nas atividades vinculadas a pesquisa, como coleta de dados para análise documental, elaboração de planilhas para essas coletas, realização de entrevistas, transcrição de entrevistas, análise dos dados e elaboração do projeto final. A pesquisa visa identificar os motivos da adesão de docentes aposentados ao trabalho voluntário e estabelecer relações entre a permanência em atividade docente por esse meio e possíveis estratégias de continuidade no mundo do trabalho, tendo como objetivo principal compreender esses motivos de permanência de docentes aposentados mediante contrato de adesão ao trabalho voluntário. A primeira parte da pesquisa tem como objetivo identificar o “estado da arte” do trabalho voluntário na Universidade Federal de Santa Catarina. Assim, solicitou-se por meio de carta dirigida ao setor de gestão de pessoal, autorização para acesso a dados documentais de docentes aposentados que apresentaram plano de trabalho e requereram permanecer trabalhando na modalidade voluntária nos últimos cinco anos. Através dessa pesquisa documental, foram analisados 92 processos referentes a trabalho docente voluntário de 82 trabalhadores, desenvolvido ou ainda em curso nos diferentes centros de ensino e departamentos da UFSC. Os dados obtidos foram registrados em uma planilha Excel.. Após essa coleta de dados foi constatado que dentre os 82 trabalhadores cujos processos foram analisados, 18 não pertenciam ao universo foco da pesquisa, e sim caracterizavam outros vínculos de voluntariado como doutorandos, ex-professores substitutos ou profissionais liberais. Portanto restando 64 casos de trabalhadores docentes voluntários para análise. Através da análise dessa planilha podemos inferir que a continuidade das atividades já em curso anteriormente à aposentadoria permite a esses docentes manterem sua identidade profissional, seu status, e também sua contribuição a núcleos e/ou laboratórios de pesquisa ou a programas de pós-graduação da instituição. O exercício dessas atividades se constitui, assim, em estratégia de permanência no mundo do trabalho, ainda que essa permanência ganhe configurações mais favoráveis, a partir de elementos como a livre escolha das atividades ou o maior tempo livre desfrutado. A próxima etapa da pesquisa visa identificar a trajetória profissional desses docentes e conhecer os motivos dessa permanência no ciclo de vida laboral através da realização de entrevistas semi-estruturadas. |
Palavras-chave | Trabalho voluntário, Aposentadoria, Docentes |