Autor | |
Tipo de Bolsa | Sem Bolsa |
Orientador | ROBERTA PIRES DE OLIVEIRA |
Centro do Orientador | CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO |
Departamento do Orientador | DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS / DLLV/CCE |
Laboratório | Núcleo de Estudos Gramaticais - Laboratório de Gramáticas |
Área do Conhecimento | Teoria e Análise Lingüística |
Período | Agosto de 2017 até Agosto de 2018 |
Titulo | A semântica de 'muito': dados experimentais |
Resumo |
Palavras chaves: muito, semântica, sintagma verbais, eventos, experimentos
Este projeto visa investigar a semântica de 'muito' no Português Brasileiro (PB) enquanto um modificador de sintagmas verbais. A bibliografia sobre o tema é escassa (GUIMARÃES 2010 trata de diferentes modificadores adverbiais e não propõe uma semântica para 'muito'), embora a semântica de 'muito' suscite inúmeras questões teóricas. Talvez a questão mais premente seja a possibilidade de um tratamento unificado para as diferentes ocorrências gramaticais de 'muito': enquanto advérbio modificador de verbos e adjetivos, e enquanto adjetivo modificador de nomes (ver PIRES DE OLIVEIRA & SOUZA, no prelo, para uma tentativa de tratamento unificado). O objetivo deste projeto é promover uma análise detalhada do 'muito' modificador de sintagmas verbais. O exemplo em (1) mostra que essa modificação gera diferentes leituras: (i) muitas vezes; (ii) muito tempo; (iii) muitas danças; (iv) muito bem
(1) João dança/dançou muito.
A primeira tarefa a ser desenvolvida neste projeto será um levantamento das diferentes interpretações considerando o aspecto e a acionalidade, isto é, as classes verbais. Vendler (1967) distingue quatro classes acionais: os estados, as atividades, os accomplishments e os achievements. Smith (1997) acrescenta a classe dos semelfactivos e Dowty (1979) dos degree achievements. Iremos mapear todas essas classes e avaliar as diferentes interpretações que são geradas. Essa primeira etapa subsidiará uma coleta controlada de interpretações através de um experimento off-line de julgamento de verdade, com dados recolhidos através de redes sociais. Dessa forma, nossa pesquisa não precisa ser encaminhada ao Comitê de Ética. Nosso objetivo, na segunda etapa, é verificar se as interpretações que levantamos são pertinentes. A última etapa é teórica e consiste no desenvolvimento de uma semântica para esse advérbio.
Referências DOWTY, D. Word meaning and Montague grammar. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1979 GUIMARÃES, M. R. Advérbios de quantidade, classes verbais e quantificação. Revista Letras, Curitiba, n. 81, p. 231-262, maio/ago. 2010. Editora UFPR. SMITH, C. The Parameter of Aspect. Amsterdam: Kluwer Academic Publishers, 1997. VENDLER, Z. Linguistics in Philosophy. Ithaca: Cornell University Press, 1967.
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Palavras-chave | muito, semântica, verbos, eventos, experimentos |