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Tipo de Bolsa | Sem Bolsa |
Orientador | NATALIA MARTINS DIAS |
Centro do Orientador | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Departamento do Orientador | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH |
Laboratório | LANCE - Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar |
Área do Conhecimento | Psicologia Cognitiva |
Período | Setembro de 2021 até Julho de 2022 |
Titulo | Avaliação remota do controle inibitório em adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade |
Resumo | Controle inibitório refere-se à capacidade de inibir comportamentos, cognições e controlar o foco atencional. Assim, é uma habilidade fundamental em muitos contextos e mesmo para o engajamento em outras habilidades executivas. A avaliação desta habilidade tem se dado a partir de diferentes instrumentos, dentre os quais, aqueles baseados no paradigma de Stroop. Ao mesmo tempo, sabe-se que, apesar de não ser o único déficit associado ao quadro, prejuízo no controle inibitório tem sido associado ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Nesse contexto, este estudo tem como objetivo investigar a utilidade de uma versão da tarefa de Stroop, em formato de aplicação remota, na avaliação do controle inibitório em adolescentes com TDAH. Participarão aproximadamente 50 participantes, idades entre 11 e 17 anos, entre estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Destes, 25 serão pacientes previamente diagnosticados com TDAH e 25 serão controles de desenvolvimento típico. A avaliação será totalmente remota, com aplicação de um Questionário de identificação e da escala ASRS-18, que avalia indicadores de desatenção e hiperatividade; ambos serão viabilizados a partir do Google Forms e respondidos pelos responsáveis. Os adolescentes serão avaliados, de forma síncrona, via videochamada, em 1 sessão, no Stroop App. Espera-se que os desempenhos no Stroop App, mesmo em formato remoto de avaliação, possam discriminar entre os grupos TDAH e controle e que relações possam ser observadas entre desempenho na tarefa de controle inibitório e indicadores de desatenção e hiperatividade avaliados pelos pais. Tais resultados indicariam a utilidade do Stroop App para avaliação remota. Os resultados podem ajudar a avançar pesquisa e prática em avaliação neuropsicológica em formato remoto no Brasil. (Parte do Estudo 2 do Projeto ‘Avaliação e intervenção neuropsicológica cognitiva em funções executivas ao longo do ciclo vital’ - Bolsa de Produtividade em Pesquisa - CNPQ) |
Palavras-chave | neuropsicologia, cognição, avaliação psicológica |