Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
SIMONE MEISTER SOMMER BILESSIMO
Depto
COORDENADORIA ESPECIAL INTERDISCIPLINAR EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO / CIT/CTS/ARA
Centro
CENTRO CIÊNCIAS,TECNOLOGIAS E SAÚDE
Laboratório
Laboratório de Experimentação Remota
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
Proposta de Comunidade de Práticas para professores usuários do Laboratório Remoto VISIR
Resumo

O projeto está inserido no contexto do Programa de Integração de Tecnologia na Educação (InTecEdu) do RExLab, e configura-se como uma continuidade do projeto VISIR+, do Programa Erasmus+. A plataforma VISIR (Virtual Instrument Systems In Reality) baseia-se num laboratório remoto de arquitetura aberta, dedicado à experimentação com circuitos elétricos e eletrônicos. Permite que professores e alunos realizem experiências remotamente, em tempo real, com componentes e equipamentos de teste e medição reais (fonte DC, gerador de funções, multímetro e osciloscópio), com os quais é possível interagir via painéis virtuais, disponibilizados no computador do utilizador. O objetivo deste projeto foi propor uma Comunidade de Práticas, seguindo os princípios da Gestão do Conhecimento, para professores usuários do Laboratório Remoto VISIR. Para fortalecer o projeto, recentemente desenvolveu-se uma nova versão da plataforma Labs4STEAM (plataforma para compartilhamento de atividades pedagógicas) com o uso de HTML, CSS e Javascript, a fim de continuamente trazer atualizações e melhorias ao sistema. A plataforma já está em operação desde 2019 e pretende-se intensificar sua divulgação, que foi iniciada no evento internacional 2020 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). Ademais, percebe-se o grande número de acessos aos laboratórios remotos disponíveis no RELLE (Remote Labs Learning Environment), que já eram uma tendência antes da Pandemia do Covid-19 e, a partir deste momento em que o ensino mundial tem estipulado atividades pedagógicas não presenciais, seja pelo ensino remoto emergencial, seja pelo modelo híbrido ou mesmo pelo Novo Ensino Médio no Brasil, esses devem ser utilizados com maior frequência, principalmente para possibilitar a execução de práticas e experimentações de eletrônica. Assim, plataformas como a Labs4STEAM são muito úteis, proporcionando um espaço colaborativo visando o compartilhamento de atividades pedagógicas docentes para disciplinas STEAM.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239408
Palavras-chave
Tecnologia Educacional, Laboratorios Remotos
ColaboradoresLadislei Felipe Castro

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