| Número do Painel | |
| Autor | |
| Instituição | UFSC |
| Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
| Orientador | DIOGO NORBERTO MESTI DA SILVA |
| Depto | DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO / EED/CED |
| Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
| Laboratório | |
| Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
| Sub-área do Conhecimento | Educação |
| Titulo | Um estudo da linguagem icônica no corpus platonicum |
Resumo | Um estudo da linguagem icônica no corpus platonicum; Um estudo sobre a imaginação em A forma da dedução na matemática grega: um estudo da história da cognição (shapping of deduction in greek mathematics ; a study in cognitive history). O presente resumo tem a finalidade de esclarecer as atividades feitas durante o período da bolsa de estudos, explicar as pesquisas que foram feitas acerca da imaginação, imaginário e imagem, tanto no corpus platônico quanto no livro apresentado por Reviel Netz, Shapping of deduction; a study in cognitive history. As pesquisas efetuadas pelo campo da imaginação trazem consigo um valor adimensional, no livro citado de Netz, é feito uma introspecção sobre o valor da imaginação na matemática da Grécia antiga, período de grande evolução em diversas áreas. É possível compreender que os artifícios visuais, audíveis e tátil são grandes estimulares da cognição humana, que por consequência estimulam a imaginação, dando possibilidade para novas invenções e evoluções. Aliar a cognição com a imaginação parece ser uma ideia a se considerar nos métodos pedagógicos de ensino. Sendo assim, compreender o valor da imaginação nas metodologias pedagógicas por meio da reflexão filosófica é de grande importância para toda academia de licenciatura, futuros professores devem romper com um ensino rígido e devem adequar suas formas de ensino para que aflorem nos estudantes o poder da imaginação e da criatividade. |
| Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238889 |
| Palavras-chave | Platão, Imagem, Ícone, Educação, Formação |
| Colaboradores |
