Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | VINICIUS FARIA CULMANT RAMOS |
Depto | DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DO CONHECIMENTO / EGC/CTC |
Centro | CENTRO TECNOLOGICO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Ciências Exatas e da Terra |
Sub-área do Conhecimento | Metodologia e Técnicas da Computação |
Titulo | Atualização e Desenvolvimento de PLugin para Moodle |
Resumo | Atualização e Desenvolvimento de PLugin para MoodleIntrodução e objetivo
Com o crescimento da demanda mundial por profissionais em programação, o problema da taxa de falha em cursos de introdutórios vem se tornando cada vez mais preocupante. Dentre as múltiplas dificuldades enfrentadas por alunos de introdução a programação, pode-se destacar que a compreensão de mensagens de erro permanece sendo um grande obstáculo. Diante disso, este projeto tem como objetivo a pesquisa, o desenvolvimento e a integração de modificações ao modulo VPL de modo a possibilitar o fornecimento de mensagens de compilação e interpretação de alta qualidade para auxiliar estudantes a identificar e corrigir erros em código. Metodos e materiaisO VPL (Virtual Programming Lab) é um plugin de código aberto para plataforma Moodle. Ele permite aos usuários editar, executar e avaliar código em múltiplas linguagens dentro do navegador. Ao longo do projeto foram implementados ao VPL métodos para capturar e tratar as saídas do programa criado pelo usuário, permitindo assim a substituição das mensagens de erro padrão por mensagens de erro personalizadas. Além disso, também foram desenvolvidos métodos para que as mensagens se apresentem no idioma preferido do usuário. ConclusãoAo final, foi possível desenvolver e integrar modificações ao plugin VPL para proporcionar um feedback aprimorado para ajudar estudantes a identificar e corrigir erros em código. O projeto pode ser acessado em https://github.com/Luan-Daniel/moodle-mod_vpl.git. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239256 |
Palavras-chave | Ensino de Programação, Moodle, Desenvolvimento de Software, Mensagens de Erros, Mensagens de Erro Melhoradas |
Colaboradores |