Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
CRISTIANO ALVES DA SILVA
Depto
DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA / EGR/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas
Sub-área do Conhecimento
Desenho Industrial
Titulo
Análise da criatividade na maximização do design e da inovação: desenvolvimento de um Framework Criativo
Resumo

As frenéticas mudanças no âmbito tecnológico e social das últimas décadas exigem que competências como a criatividade sejam aprofundadas e estudadas, uma vez que ela adquire grande importância num contexto futuro em que a diferenciação no mercado dependerá da mente criativa de pessoas. Assim, a pesquisa buscou analisar a criatividade, em suas múltiplas perspectivas e conjunturas, como ferramenta de inovação, buscando maximizar sua utilização por meio de um Framework Criativo. Além disso, buscou-se o papel de destaque que a criatividade pode ter no fomento de negócios, na geração de decisões inovadoras e no cenário mercadológico competitivo atual e futuro. Como objetivo teve, propor o desenvolvimento de um framework, com a finalidade de compreender, roteirizar e avaliar o processo criativo, além de potencializar ideias passíveis de inovação e desenvolver ações propositivas voltadas a impulsionar a criatividade em projetos de diferentes organizações. A pesquisa desenvolvida seguiu um processo metodológico científico descritivo, em que foram levantados por meio de pesquisa documental temas como criatividade, design e inovação. Em um segundo momento, o relatório descreve pesquisa realizada com diferentes startups, com o propósito de testar e analisar o framework desenvolvido, viabilizando, dessa forma, a realização de análises que resultaram na coleta de sugestões para o melhoramento do framework em atualizações futuras. Por fim, os resultados apontam a capacidade do Framework Criativo em gerar novas e significativas ideias, colaborando com o incremento de diferentes modelos de negócios e entregando possíveis melhorias operacionais e novas possibilidades de evolução dos produtos e/ou serviços abordados nos projetos de cada startup.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238495
Palavras-chave
Criatividade, Design Estratégico, Inovação, Framework Criativo
ColaboradoresZulmara Virgínia de Carvalho
Marília Matos Gonçalves

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br