Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
ROLF BERTRAND SCHROETER
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA / EMC/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
Laboratório de Mecânica de Precisão
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia Mecânica
Titulo
Avaliação do torneamento de aços cementados utilizados em transmissão automotiva com ferramenta de PCBN: avaliação do torneamento de aços cementados utilizados em transmissão automotiva com ferramenta de PCBN
Resumo

O torneamento de aços endurecidos vem ganhando destaque em virtude do crescente aumento do uso de veículos elétricos e híbridos, uma vez que esse processo de usinagem é empregado para a fabricação dos componentes do sistema de transmissão desses veículos. O torneamento apresenta vantagens em relação ao tradicional processo de retificação, como maior flexibilidade e produtividade, além de gerar componentes com maior resistência à fadiga. Entretanto, a qualidade dos componentes usinados depende fortemente das condições de corte e das ferramentas utilizadas. Nesse contexto, essa pesquisa visa avaliar como as alterações na ferramenta de corte influenciam na integridade da superfície resultante do processo de torneamento de materiais endurecidos. Ferramentas com diferentes níveis de desgaste foram empregadas para o torneamento do aço endurecido AISI 4340 (60 HRC). Quando utilizadas ferramentas com desgaste de flanco de 0 e 0,1 mm foi observada a predominância de efeitos mecânicos na superfície usinada e nas camadas abaixo dela. Para ferramentas com desgaste de flanco superior a 0,2 mm, observou-se a maior predominância dos fenômenos térmicos sobre os mecânicos, mas a coexistência de ambos.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238733
Palavras-chave
Integridade da Superfície, Torneamento de aços endurecidos, PCBN, Elementos de transmissão, Transmissão automotiva
Colaboradores

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