Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
NATALIA MARTINS DIAS
Depto
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar - LANCE
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Psicologia
Titulo
Plano de Atividades para o bolsista - Projeto ‘Avaliação neuropsicológica do controle inibitório na infância e adolescência: Primeiro estudo psicométrico do Stroop-App’
Resumo

Funções executivas são um conjunto de processos que possibilitam ao indivíduo o (auto)gerenciamento de seus comportamentos. Dentre essas habilidades, o controle inibitório refere-se à capacidade de inibir comportamentos, cognições e controlar o foco atencional. Há instrumentos de avaliação clássicos na área, como o Stroop, mas que carecem de estudos psicométricos e normas em âmbito nacional. Devido à pandemia pelo Coronavírus, a avaliação remota foi uma alternativa a ser considerada e aperfeiçoada em nosso contexto. O objetivo do estudo foi investigar as propriedades psicométricas de uma versão computadorizada da Tarefa de Stroop, o Stropp App, em formato de avaliação remota. Participaram 105 participantes com desenvolvimento típico, idades entre 11 e 17 anos, estudantes do Ensino Fundamental II e Médio. Além do Stroop App, foram utilizados instrumentos para identificação, outras tarefas de avaliação das FE, incluindo medidas de desempenho (EF ToolKit) e uma escala de indicadores de desatenção e hiperatividade (SNAP-IV). Toda avaliação foi efetuada remotamente, via Google Forms (no caso do questionário e escala) e via videochamada para aplicação do Stroop App e EF ToolKit. Verificou-se  consistência interna satisfatória do Stroop App. A análise de variância revelou diferenças de desempenho no Stroop App com base na progressão etária, em que o grupo mais jovem sofreu maior efeito de interferência. Ainda, houve  relação entre desempenhos no Stroop App e outras medidas de FE (CPT-Flex e Torre de Londres). Encontrou-se também correlações significativas, apesar de baixas, com os indicadores de desatenção e hiperatividade/impulsividade da escala SNAP-IV, sendo positiva com índice de tempo de reação e negativa com o escore de interferência do Stroop App. Resultados sugerem que o Stroop App possui boas propriedades psicométricas para a avaliação remota de crianças e adolescentes. Propõe-se novos estudos que investiguem diferentes índices/medidas do efeito de interferência.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239161
Palavras-chave
neuropsicologia, cognição, controle inibitorio, psicometria, avaliação psicologica
Colaboradores

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