Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
CRISTINE GORSKI SEVERO
Depto
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS / DLLV/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes
Sub-área do Conhecimento
Sociolingüística e Dialetologia
Titulo
História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena: cursos de Letras-Português em universidades públicas brasileiras
Resumo

Nesta pesquisa propusemos a: (i) pesquisar avalorização étnico-linguística da língua nacional umbundu em Angola, com vistas acompreender como é visto e valorizado o processo de ensino-aprendizagem dessa língua materna angolana como a primeira língua (L1), com relação à língua portuguesa como segunda língua (L2) e oficial no sul de Angola, na província de Benguela no período do letramento escolar; (ii) analisar as práticas linguísticas no seio familiar, o papel preponderante da LP na escola e o contexto sócio-histórico subjacente à existência dessa língua nacional na província de Benguela. Para tanto, o processo da pesquisa envolveu: revisão bibliográfica, que serviu como embasamento teórico sobre o ensino de línguas nacionais no contexto de Benguela/Angola, bem como de contextualização histórica dessa língua na região sul de Angola; análise documental das principais legislações que versam sobre o ensino e valorização de línguas nacionais e de educação em geral; breve análise de material didático e pesquisa de campo, com coleta dedados informativos junto a professores das escolas do ensino primário, pais e encarregados de educação. Buscou-se compreender o processo de valorização e de implementação doensino da língua materna no seio familiar e nas instituições escolares da província. Essa pesquisa se justifica, pois o ensino de línguas maternas africanas no contexto de Angola tem sido uma tarefa difícil de ser implementada por motivos de preconceitos linguísticos oriundos desde a época colonial e que se desenvolveram até aos dias atuais. A pesquisa contribui para o grande empenho da esfera educacional angolana de promoção do ensino de línguasnacionais nas escolas, ecoando orientações internacionais (UNESCO, 2010) de incentivo aoensino em língua materna como política de valorização e de inclusão de crianças na educaçãobásica.

Palavras-chaves: Ensino de línguas; valorização linguística; língua nacional; língua estrangeira.

Link do Videohttps://www.youtube.com/watch?v=7VYd0IScbT8
Palavras-chave
línguas indígenas, heranças africanas, lei 10639, lei 11645, políticas educacionais
Colaboradores

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