Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | CRISTINE GORSKI SEVERO |
Depto | DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS / DLLV/CCE |
Centro | CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes |
Sub-área do Conhecimento | Sociolingüística e Dialetologia |
Titulo | História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena: cursos de Letras-Português em universidades públicas brasileiras |
Resumo | Nesta pesquisa propusemos a: (i) pesquisar avalorização étnico-linguística da língua nacional umbundu em Angola, com vistas acompreender como é visto e valorizado o processo de ensino-aprendizagem dessa língua materna angolana como a primeira língua (L1), com relação à língua portuguesa como segunda língua (L2) e oficial no sul de Angola, na província de Benguela no período do letramento escolar; (ii) analisar as práticas linguísticas no seio familiar, o papel preponderante da LP na escola e o contexto sócio-histórico subjacente à existência dessa língua nacional na província de Benguela. Para tanto, o processo da pesquisa envolveu: revisão bibliográfica, que serviu como embasamento teórico sobre o ensino de línguas nacionais no contexto de Benguela/Angola, bem como de contextualização histórica dessa língua na região sul de Angola; análise documental das principais legislações que versam sobre o ensino e valorização de línguas nacionais e de educação em geral; breve análise de material didático e pesquisa de campo, com coleta dedados informativos junto a professores das escolas do ensino primário, pais e encarregados de educação. Buscou-se compreender o processo de valorização e de implementação doensino da língua materna no seio familiar e nas instituições escolares da província. Essa pesquisa se justifica, pois o ensino de línguas maternas africanas no contexto de Angola tem sido uma tarefa difícil de ser implementada por motivos de preconceitos linguísticos oriundos desde a época colonial e que se desenvolveram até aos dias atuais. A pesquisa contribui para o grande empenho da esfera educacional angolana de promoção do ensino de línguasnacionais nas escolas, ecoando orientações internacionais (UNESCO, 2010) de incentivo aoensino em língua materna como política de valorização e de inclusão de crianças na educaçãobásica. Palavras-chaves: Ensino de línguas; valorização linguística; língua nacional; língua estrangeira. |
Link do Video | https://www.youtube.com/watch?v=7VYd0IScbT8 |
Palavras-chave | línguas indígenas, heranças africanas, lei 10639, lei 11645, políticas educacionais |
Colaboradores |