Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
ANDREA CESCO
Depto
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS / LLE/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes
Sub-área do Conhecimento
Línguas Estrangeiras Modernas
Titulo
Pesquisando vamos mapeando o espanhol
Resumo

Este vídeo apresenta as atividades de pesquisa executadas de 2021 a 2022, pela bolsista CNPq Camila Moreno da Silva, supervisionadas pelas Profªs Drªs Andrea Cesco e Juliana Cristina Faggion Bergmann, dentro do projeto Mapeamento sobre o ensino de Espanhol em escolas públicas de Santa Catarina, da UFSC. Portanto, nossos resultados retratam a oferta de espanhol como língua estrangeira na educação pública do estado, a qual caracteriza-se por não ultrapassar 11,4% das unidades e apresentar uma concentração demográfica nas regiões leste e oeste. Ademais, nos concentramos em analisar a presença de ELE na cidade de Florianópolis e dos municípios fronteiriços de Bandeirante, Belmonte, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Itapiranga, Paraíso, Princesa, Santa Helena, São José do Cedro e Tunápolis, por estas serem áreas de maior circulação de hispanofalantes, já seja pela proximidade física com a Argentina, ou pelo recebimento de turistas estrangeiros na temporada. Finalmente, esta pesquisa, também, originou 4 apresentações orais, nos eventos 19º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol e I Seminário Internacional de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas, além da submissão de um artigo para a revista Estudos Linguísticos e Literários.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239391
Palavras-chave
Língua Espanhola, escolas públicas, Santa Catarina, mapeamento
Colaboradores

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