Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBITI/UFSC |
Orientador | CHRISTIANE ANNELIESE GRESSE VON WANGENHEIM |
Depto | DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA / INE/CTC |
Centro | CENTRO TECNOLOGICO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Ciências Exatas e da Terra |
Sub-área do Conhecimento | Ciência da Computação |
Titulo | Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Originalidade de Tópicos de Aplicativos Móveis usando Deep Learning |
Resumo | A criatividade é considerada uma importante competência do século XXI. Embora esteja tradicionalmente associado às artes e à literatura, também pode ser desenvolvida como parte da educação em computação. Habilidades da criatividade, como a criação de produtos originais, são consideradas essenciais para gerar inovação. Por isso, a partir do Ensino Fundamental, a criatividade deve ser explicitamente ensinada e avaliada. Neste contexto, uma das formas de preparar já os alunos da Educação Básica para esses desafios é por meio do ensino de computação. O ensino de computação pode ser feito por meio do desenvolvimento de aplicativos móveis pelos próprios alunos, adotando uma estratégia de ação computação. O ambiente de desenvolvimento de apps por usuários finais, App Inventor, permite tanto a programação das funcionalidades, quanto o design das interfaces de aplicativos móveis. No entanto, atualmente há uma falta de abordagens sistemáticas para avaliar a aprendizagem da criatividade como etapa pedagógica essencial para acompanhar e guiar a aprendizagem do aluno e melhoria do ensino. Assim, o presente projeto visa realizar atividades de pesquisa para desenvolver sistematicamente um modelo de avaliação automatizado da originalidade de produtos (aplicativos móveis) por meio da detecção da novidade do app em relação ao seu escopo/conteúdo. O objetivo geral deste projeto é desenvolver um modelo automatizado para detectar o grau de originalidade/novidade de um app Android em relação ao seu escopo/conteúdo analisando os textos usados no app adotando técnicas de deep learning. |
Link do Video | https://youtu.be/etq_tbO5AQ0 |
Palavras-chave | Criatividade, Originalidade, aplicativos moveis, deep learning |
Colaboradores | Nathalia da Cruz Alves |