Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
SUELLEN SECCHI MARTINELLI
Depto
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO / NTR/CCS / NTR/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Nutrição
Titulo
Qualidade nutricional dos alimentos comprados para a alimentação escolar
Resumo

Devido à crescente modernização e urbanização, o país enfrenta o aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade infantil, o que traz sérias repercussões na saúde. As modificações no cenário da alimentação levaram a modificações na legislação do PNAE no ano de 2020. Dessa forma, é necessário acompanhar essas atualizações e realizar o aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação de qualidade dos alimentos. Assim, é de suma relevância considerar o monitoramento da qualidade da alimentação e atualizar a forma de análise da qualidade dos alimentos. O objetivo dessa pesquisa foi elaborar e testar um instrumento de avaliação da qualidade dos alimentos adquiridos para a alimentação escolar a partir das modificações na legislação e das recomendações para alimentação saudável e sustentável. O instrumento desenvolvido nesse projeto foi separado em alimentos com aquisição recomendada e alimentos com aquisição Controlada, que estão detalhadamente explicados num quadro presente no relatório. Os alimentos com aquisição recomendada estão separados em: Frutas in natura; Vegetais in natura com até 10% de carboidrato; Vegetais in natura com mais de 20% de carboidrato; Ingredientes culinários; Cereais, massas e farinhas; Carnes in natura e ovos; Leguminosas; e Leite e iogurte natural. Os alimentos com aquisição controlada estão separados em: Embutidos ou produtos cárneos industrializados; Alimentos lácteos processados; Margarina, cremes vegetais e maionese; Alimentos doces; Biscoitos, bolachas e pães; Preparações semi-prontas ou prontas; Alimentos concentrados, em pó ou desidratados e misturas para o preparo de alimentos; Enlatados e conservas; Bebidas com baixo teor nutricional; Bebidas na forma de grão torrado e moído e/ou bebidas de infusão e Ingredientes culinários: Óleo, açúcar e sal. O instrumento desenvolvido pode ser utilizado antes da realização da compra como forma de análise para melhoria contínua, ou ser aplicado nas licitações e chamadas públicas já realizadas.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239773
Palavras-chave
Alimentação escolar, sustentabilidade, agricultura familiar, compra local, alimentação sustentável
Colaboradores

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