Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | CHRISSIE FERREIRA DE CARVALHO |
Depto | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Psicologia Cognitiva |
Titulo | Promoção da Cognição Social na infância: avaliação e intervenção com jogos em casa |
Resumo | O objetivo deste relatório delimita-se pelo recrutamento das famílias voluntárias para o estudo experimental 1, bem como pela coleta de dados de forma remota com as elas a partir da avaliação da Cognição Social (CS). A CS refere-se ao estudo do conjunto de processos cognitivos que permitem o desenvolvimento tanto social quanto emocional dos indivíduos. Já a Teoria da Mente (ToM) trata-se de um subdomínio da CS que se desenvolve por meio da infância. Participaram deste estudo 13 crianças de 3 anos e 11 meses até 7 anos, as quais foram avaliadas remotamente a partir do instrumento de avaliação da Teoria da Mente Infantil (TOMI). Este dispõe de 11 histórias lúdicas que avaliam as 4 grandes subhabilidades da ToM: a Inferência de sentimentos; as Crenças de 1ª e 2ª ordem; a Tomada de perspectiva; e a Inferência de preferências. Conclui-se que houve uma correlação moderada na Inferência de Preferências e no Escore Total, o que sugere uma correlação com entre a idade e ambas subhabilidades. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238672 |
Palavras-chave | Cognição social, cognição numérica, avaliação cognitiva, estimulação cognitiva, ações preventivas |
Colaboradores |