Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
CRISTINE GORSKI SEVERO
Depto
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS / DLLV/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes
Sub-área do Conhecimento
Sociolingüística e Dialetologia
Titulo
História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena e os grupos de pesquisa da área de Letras
Resumo

A proposta de pesquisa tem como objetivo discorrer sobre elementos importantespara a construção da identidade negra de mulheres escritoras em língua portuguesa,articulando com a iniciativa política dos NEABIS (Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros eIndígenas). Traçando uma correlação através dos elementos de escrita de três escritorasnegras – Conceição Evaristo, Djaimilia Ribeiro Pereira e Paulina Chiziane –, vamos refletirsobre os sentidos de língua, oralidade, pertencimento e identidade negra na escritas dasautoras mencionadas. A partir disso, iremos discorrer sobre uma entrevista realizada com oNEABI Alteritas, da UFSC, refletindo sobre a importância da temática racial na construçãode políticas acadêmicas plurais. Através de um olhar linguístico sobre a noção de raça egênero focado em identidade e na análise do conceito de escrevivência proposto porConceição Evaristo, busca-se pensar a ideia de ancestralidade e suas conexões com aoralidade presentes em línguas e comunidades de matriz africana. Também será análisado aproblemática envolta na ideia de lusofonia dentro da literatura contemporânea deConceição Evaristo, Paulina Chiziane, Djaimilia Pereira de Almeida. A análise tem comointuito ressaltar questões não apenas coletivas, mas priorizar a subjetividade presente nostrabalhos de cada autora, e refletir sobre o apagamento dessas escritoras principalmente emcursos de Letras em Universidades Públicas do Brasil. Com isso, a pesquisa enfoca o papeldas NEABIS e das literaturas e artes como meios de propagação destes materiais e temas. Apesquisa está em sintonia com demandas propostas pela Lei 19649, que estabelece asdiretrizes e bases para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade datemática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239670
Palavras-chave
línguas indígenas, heranças africanas, lei 10639, lei 11645, políticas educacionais
Colaboradores

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