Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
ANDREA VIEIRA ZANELLA
Depto
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
NUPRA
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Psicologia Social
Titulo
Oficinas de Artes no Morro da Queimada: memórias em processo
Resumo

Investigar as memórias das oficinas de arte oferecidas em um território periférico de Florianópolis/SC consiste no objetivo desta pesquisa. A maioria dessas oficinas não teve continuidade, porém permanecem no local rastros do que ali acontecia. Os rastros das oficinas de artes oferecidas no território, em diferentes tempos e espaços, presentes na Cooperativa da Queimada e em outros locais antes da sua construção, motivaram a realização da pesquisa ora relatada. Importa-nos estes restos à investigação em psicologia, pois ainda que minúcias insignificantes, são vestígios de outros possíveis que, sendo perscrutados e visibilizados, podem vir a contribuir para a compreensão e transformação do presente. Nesse sentido, o objeto de análise visa compreender as características das oficinas de artes, com foco na participação comunitária, eventuais repercussões e os motivos para que tenham deixado de existir. Para investigação dessas memórias, realizou-se 10 entrevistas com mulheres participantes das oficinas. A metodologia de análise dos dados foi a Análise do Discurso, com contribuições de Mikhail Bakhtin, Lev S. Vigotski e Walter Benjamin. A presença marcante das lideranças comunitárias para a concretização das oficinas, o caráter descontínuo desses espaços devido a ausência de uma liderança referência e do abandono do poder público, além de outras contradições presentes na comunidade que reverberam nos espaços de oficina compõem os principais resultados. Apesar da descontinuidade, alguns rastros de aprendizagens persistiram, e seguiram passados de geração em geração. Outro resultado foi na importância dada às oficinas como locais de concretização de encontros e compartilhar experiências de vida. Conclui-se que a produção de memórias e o mapeamento dos rastros de mobilizações comunitárias das oficinas de arte se apresenta como fundamental para o delineamento de futuras atividades a serem oferecidas, assim como, para construir uma perspectiva popular em psicologia.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239752
Palavras-chave
arte, cidade, oficinas estéticas, produção social de memoria
ColaboradoresLarissa Franco Severino

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