Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
MARIA FERNANDA DIOGO
Depto
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
LaPEE
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
Titulo
O ensino de Psicologia nas Licenciaturas: contribuições à formação docente
Resumo

As disciplinas de Psicologia ministradas para os cursos de licenciatura precisam desenvolver nos/as futuros/as docentes a capacidade de [re]pensar continuamente a ação educativa. Estas devem apresentar aos/às licenciandos/as reflexões críticas e contextualizadas, refutar reducionismos e naturalizações e manter um compromisso ético-político com processos inclusivos e de transformação social, subsidiando a constituição de uma práxis docente. Este estudo foi idealizado em duas fases. Na primeira, realizamos uma pesquisa de campo quali-quantitativa, utilizando questionários para a coleta de dados junto a licenciandos/as da Universidade Federal de Santa Catarina. A segunda fase do estudo objetivou aprofundar as significações atribuídas ao ensino de Psicologia por meio de uma pesquisa qualitativa que empregou entrevistas compreensivas para coletar dados. Com base no arcabouço teórico da Psicologia Histórico-Cultural e utilizando núcleos de significação para a análise das entrevistas, emergiram dos relatos dos/as licenciandos/as cinco núcleos que expressam os sentidos atribuídos por eles/as à licenciatura de um modo geral e à disciplina de psicologia de modo específico. São eles: (1) A constituição do/a professor/a e do/a pesquisador/a: o agir, refletir e teorizar sobre a prática docente; (2) Perspectiva ético-estética na/da formação de professores; (3) A postura formativa na condução da disciplina psicologia e sua inserção curricular; (4) Contribuições da psicologia para a formação de educadores/as no contexto contemporâneo; e (5) Lócus da psicologia educacional: unidade dialética entre as teorias psicológicas e a prática social educativa. Percebemos que a maioria destes/as futuros/as professores/as se apropriou de teorias, temáticas e discussões teóricas da Psicologia, subsidiando o olhar docente e constituindo suas consciências. Pode-se afirmar que o ensino de psicologia para as licenciaturas desta IES subsidiou a construção da práxis docente dos sujeitos pesquisados.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238953
Palavras-chave
Ensino de Psicologia, Licenciaturas, Formação Docente, Práxis Docente
Colaboradores

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