Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | NEIVA DE ASSIS |
Depto | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Psicologia do Desenvolvimento Humano |
Titulo | Educação e território - A assessoria técnica em Psicologia Educacional: análise de uma prática profissional no/com o território |
Resumo | O documento “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) com Povos Tradicionais” (CFP, 2019) instrumentaliza a prática de psicólogos na defesa dos direitos humanos e revisa teorias e técnicas aplicadas a esses povos, diferenciando-as das (re)produzidas hegemonicamente. Em 2020, o Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LaPEE/UFSC) desenvolveu o projeto de extensão “Jovens e Educação com na/a cidade” em um território localizado na região periurbana de uma capital do sul do Brasil, constituído como organização comunitária, atuante há quase 30 anos no combate ao racismo e na valorização da cultura afro-brasileira. Para esse estudo, objetivou-se analisar a experiência vivenciada durante o desenvolvimento do projeto e desdobramentos desta, mais especificamente sobre a realização de atividades de assessoria técnica com o referido grupo durante a execução de um projeto submetido a um fundo municipal de cultura. Como percurso metodológico, analisamos cenas registradas em diário de campo complementadas com registros documentais e fotográficos produzidos durante o período de execução do projeto. Considera-se que as ações possibilitaram a partilha de saberes produzidos entre universidade e comunidade, além de complexificação da prática profissional e a viabilização do acesso direto à cultura, educação e alimentação. Além disso, a compreensão da experiência permitiu a descrição e análise de possibilidades para a prática de assessoria técnica psicológica.
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Link do Video | https://youtu.be/cPCaVzPOqE4 |
Palavras-chave | educação, subjetividades, territórios |
Colaboradores |