Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
GLORIA REGINA BOTELHO
Depto
COORDENADORIA ESPECIAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AGRONÔMICAS / CECBA/CCR
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências Agrárias
Sub-área do Conhecimento
Ciência do Solo
Titulo
Nodulação e FBN de isolados de rizóbio de feijão cultivado na região de Curitibanos (SC)
Resumo

A utilização de FBN para a cultura do feijão não é muito utilizada por produtores, incluindo os produtores da região de Curitibanos (SC). Os inoculantes presentes no mercado não apresentam uma certa eficiência para o cultivo do feijão na região. Visando estudos dos isolados mais adaptados às condições da região, foram feitos dois experimentos utilizando os isolados pertencentes à coleção do laboratório de microrganismos promotores de crescimento de plantas da Universidade Federal de Santa Catarina, campus de Curitibanos. No primeiro experimento, os isolados foram inoculados em sementes de feijão da cultivar IPR Tuiuiú e no segundo experimento, em sementes de feijão da cultivar IPR88 Uirapuru.

Os dois experimentos foram conduzidos em casa de vegetação na Universidade Federal de Santa Catarina, campus de Curitibanos em delineamento inteiramente casualizado. Os parâmetros avaliados foram massas úmidas e secas de partes aérea, radicular, de nódulos ativos (coloração interna avermelhada) e inativos de cada planta. Para o primeiro experimento com a cultivar IPR Tuiuiú o rizóbio RZB17 apresentou maior acúmulo de massa da parte aérea úmida e seca quando comparado a estirpe padrão CIAT 899. Para acúmulo da massa da parte de raiz úmida e seca foi o isolado RZB15 quando comparado a CIAT 899. Já para massa de nódulos ativos úmidos e secos o isolado RZB12 apresentou maior quantidade de nódulos quando comparado a CIAT899. Para nódulos inativos úmidos e secos o RZB12 apresentou maior quantidade quando comparado a CIAT 899.

Para o experimento dois com a cultivar IPR88 Uirapuru o maior acúmulo de massa da parte aérea foi representado pelo isolado RZB20B de massa úmida e de massa seca. Para a massa de raiz úmida e seca o isolado com maior acúmulo foi o RZB20B de massa úmida e o RZB20A de massa seca quando comparado com a CIAT 899. Para a massa de nódulos totais úmida e seca o isolado com maior quantidade foi o RZB21 de massa úmida e de massa seca comparado a estirpe padrão CIAT 899.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238792
Palavras-chave
Phaseolus vulgaris, Simbiose, Nitrogênio
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br