Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
PEDRO BELIN CASTELLUCCI
Depto
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA / INE/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Ciências Exatas e da Terra
Sub-área do Conhecimento
Ciência da Computação
Titulo
Heurísticas para o problema de roteamento de veículos elétricos
Resumo

Problemas de Roteamento de Veículos são alvo de estudo da área de Otimização há mais de 50 anos. A resolução de tais problemas fornece um conjunto de rotas eficientes (menor custo) a serem desempenhadas por uma frota de veículos. Apenas mais recentemente, estão sendo consideradas variantes do problema que incluem frotas com veículos elétricos (Problemas de Roteamento de Veículos Elétricos - EVRPs). Devido às diferenças na utilização de veículos elétricos, principalmente relacionadas à autonomia, consumo e recarga de bateria, as rotas a serem projetadas precisam levar em conta as características específicas da frota. Um dos desafios de se estudar EVRPs é determinar a contribuição de diferentes procedimentos para a busca de soluções de baixo custo. Esse trabalho busca avaliar a contribuição de vizinhanças do tipo 2-opt para melhoria de soluções viáveis do problema.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239396
Palavras-chave
Otimização, Programação Matemática, Heurísticas, Pesquisa Operacional
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br