Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | MÁRCIA DE SOUZA HOBOLD |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Ensino-Aprendizagem |
Titulo | Estado do conhecimento sobre as produções de Didática (2009-2013): contribuições para a prática pedagógica |
Resumo | O objetivo central da pesquisa foi realizar a análise do conjunto de trabalhos apresentados no GT04 – Didática, da ANPEd Nacional, entre os anos de 2009-2013, tendo três eixos de análise: quanto à temática privilegiada; quanto à metodologia utilizada; e quanto às análises e conclusões apresentadas. Para alcançar o objetivo do trabalho foram lidos na íntegra 68 trabalhos apresentados durante os anos de 2009-2013 (desconsiderando os pôsteres) e seus dados foram agrupados em duas planilhas no decorrer da pesquisa. A planilha definitiva denominada Quadro das Categorias Temáticas, compilava todas as informações presentes na primeira, mas acrescenta os dados referentes as 4 categorias temáticas e suas 18 subcategorias, desenvolvidas no trabalho de Marcondes; Leite e Leite (2011). Percebe como resultado da pesquisa a forte produção e presença da região sudeste; a predominância das instituições de caráter público, na produção de trabalhos apresentados; e o decréscimo de 8% dos trabalhos, se comparado aos anos de 2004-2008 analisados por Marcondes; Leite e Leite (2011). Como também das 4 categorias temáticas, nota-se que a categoria Cotidiano Escolar sofreu com 30% de decréscimo; a categoria Formação de Professores com cerca de 24% de decréscimo; já a categoria Ensino Superior apresentou um acréscimo de 28%; e a categoria Didática com aproximadamente 100% de acréscimo. Mas a preferência por determinada categoria temática se manteve na seguinte ordem: Cotidiano Escolar (com 21 trabalhos); Formação de Professores (com 19 trabalhos); Ensino Superior (com 18 trabalhos); e Didática (com 10 trabalhos). |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238703 |
Palavras-chave | Didática, Meta-análise, Prática pedagógica |
Colaboradores |