Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
MÁRCIA DE SOUZA HOBOLD
Depto
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Ensino-Aprendizagem
Titulo
Estado do conhecimento sobre as produções de Didática (2009-2013): contribuições para a prática pedagógica
Resumo

O objetivo central da pesquisa foi realizar a análise do conjunto de trabalhos apresentados no GT04 – Didática, da ANPEd Nacional, entre os anos de 2009-2013, tendo três eixos de análise: quanto à temática privilegiada; quanto à metodologia utilizada; e quanto às análises e conclusões apresentadas. Para alcançar o objetivo do trabalho foram lidos na íntegra 68 trabalhos apresentados durante os anos de 2009-2013 (desconsiderando os pôsteres) e seus dados foram agrupados em duas planilhas no decorrer da pesquisa. A planilha definitiva denominada Quadro das Categorias Temáticas, compilava todas as informações presentes na primeira, mas acrescenta os dados referentes as 4 categorias temáticas e suas 18 subcategorias, desenvolvidas no trabalho de Marcondes; Leite e Leite (2011). Percebe como resultado da pesquisa a forte produção e presença da região sudeste; a predominância das instituições de caráter público, na produção de trabalhos apresentados; e o decréscimo de 8% dos trabalhos, se comparado aos anos de 2004-2008 analisados por Marcondes; Leite e Leite (2011). Como também das 4 categorias temáticas, nota-se que a categoria Cotidiano Escolar sofreu com 30% de decréscimo; a categoria Formação de Professores com cerca de 24% de decréscimo; já a categoria Ensino Superior apresentou um acréscimo de 28%; e a categoria Didática com aproximadamente 100% de acréscimo. Mas a preferência por determinada categoria temática se manteve na seguinte ordem: Cotidiano Escolar (com 21 trabalhos); Formação de Professores (com 19 trabalhos); Ensino Superior (com 18 trabalhos); e Didática (com 10 trabalhos).

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238703
Palavras-chave
Didática, Meta-análise, Prática pedagógica
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br