Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
MARIA ELIZA NAGEL HASSEMER
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL / ENS/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
LARA / LABEFLU
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia Sanitária
Titulo
Plano de Atividades do Bolsista 2
Resumo

A partir do conceito de urbanização, temos que a demanda e o aumento dos recursos essenciais são diretamente proporcionais.Assim, a água é um dos recursos que preocupa, e tem grande importância neste cenário. Sabe-se da importância da água e o que a escassez dela pode gerar, basta um dia sem água na residência para um olhar mais empático com essa situação.

Tendo em vista a importância desse recurso, temos 96% de água salgada em todo planeta, as técnologias de dessalinização vem ganhando foco, embora já tenham tecnologias para este ramo, a inovação e a quebra de barreiras é crescente, um atual problema no sistema convencional é o alto custo para o tratamento. Dessa forma, a deionização capacitiva ganha espaço, devido ao seu baixo custo de ernegia, além de fácil manutenção e custo operacional baixo.

Assim, os trabalhos da bolsa durante o período de iniciação cientifica, partiram da a síntese do carvão ativado através dos resíduos de cortiça e de rolhas de garrafas, estudo das propriedades físico-quimícas do carvão ativado em diferentes temperaturas de carbonização, investigar e avaliar os processos com aditivos, como negro de fumo, e avaliar a perfomance dos eletrodos para dessalinização de água salina e a capacidade de remoção de íons, cinética de eletrossorção/dessorção, em configurações simétricas e assimétricas.

Outro ponto interessante, foi a corrente do sistema, cuja era aproximadamente 1,2Amperes, tornando o sistema economicamente viavel. Mas, o trabalho apresenta algumas limitações a serem melhoradas, devido a baixa remoção de concentrações de sais.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239088
Palavras-chave
carvão ativado, cortiça, dessalinização, eletrossorção
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br