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Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | LUCIANA PATRÍCIA ZUCCO |
Depto | DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL / DSS/CSE |
Centro | CENTRO SOCIOECONÔMICO |
Laboratório | Núcleo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social e Relações de Gênero |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas |
Sub-área do Conhecimento | Serviço Social |
Titulo | Violências de gênero nas escolas: narrativas de professoras da Educação Básica |
Resumo | A violência escolar é objeto de preocupação social e, em alguns casos, as instituições escolares tem sido ambientes que promovem práticas excludentes e violentas. Pesquisas apontam que o fenômeno da violência no Brasil é tido como multifacetado, sendo percebido em diferentes ações, como agressão física, verbal, psicológica, entre professor(a)-aluno(a), aluno(a)-aluno(a), família-escola. Compreendendo o fenômeno da violência como amplo e multifacetado, nesta pesquisa optamos por um recorte temático, da violência de gênero no ambiente escolar. A escola se mostra como um campo fértil para proporcionar debates e reflexões sobre a temática, quando evoca discussões em relação aos estereótipos e padrões de gênero que permeiam a sociedade e perpassam o contexto escolar. Deste modo, a pesquisa através de uma abordagem quantitativa e qualitativa, analisou as narrativas de professoras da Educação Básica sobre o fenômeno das violências de gênero evidenciadas no espaço escolar, buscando identificar nessas narrativas, como as professoras percebem a violência de gênero recorrente na sociedade e que se evidencia de diferentes maneiras no espaço escolar. Ademais, através dos dados coletados, foi possível conhecer as experiências dessas professoras com a temática, levantando os conhecimentos das mesmas sobre gênero e violência de gênero. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239282 |
Palavras-chave | violência de gênero, professores(as), escola, violência, gênero |
Colaboradores |