Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
MAURO LUIS VIEIRA
Depto
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Núcleo de Estudos e Pesquisas em desenvolvimento infantil
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Psicologia do Desenvolvimento Humano
Titulo
As características do apoio social de famílias brasileiras com crianças de 3 a 11 anos.
Resumo

O apoio social é compreendido como os recursos sociais que as pessoas percebem como disponíveis em sua rede social, sendo dividido em quatro dimensões: afetivo, material, emocional/informacional e de interação social e é disponibilizado por diferentes fontes, como: companheiro(a), família, amigos/vizinhos e profissionais. Assim, o presente artigo tem como objetivo investigaras características do apoio social de famílias biparentais brasileiras com crianças de 3 a 11anos. Para isso, realizou-se levantamento de dados a partir da Escala de Apoio Social Percebido, Escala de disponibilidade do apoio social e questionário sociodemográfico para avaliar variáveis complementares. Participaram 351 famílias biparentais brasileiras com crianças de 3 a 11 anos, de mães e pais com média de idade de 37,35 (DP=6,12) e de escolaridade 17,42(DP=3,17). Por meio de análises descritivas de frequência, média e desvio-padrão, os resultados indicaram que a principal fonte percebida pelos respondentes foi o/acompanheiro(a) e em seguida a família, demonstrando como o microssistema familiar é relevante para maiores níveis de apoio social, principalmente emocional/informacional e material, impactando positivamente no exercício parental, funcionamento familiar e desenvolvimento infantil. A média de apoio social dos participantes foi M=3,84 (DP=0,86) e o apoio social afetivo apresentou a maior média entre as dimensões, enquanto que a de interação social apresentou a menor média. O apoio social afetivo é relevante para a parentalidade mais positiva e calorosa, através de incentivo e confiança. Ressalta-se a importância desses achados para que se compreenda quais aspectos do apoio, dimensões ou fontes, se mostraram mais predominantes e quais podem ser promovidos para que as famílias recebam um suporte global. Destaca-se a importância de analisar o apoio social de famílias através dos aspectos que a compõem, de sua globalidade e reiterando a importância para prática psicológica com famílias.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238813
Palavras-chave
apoio social, família, parentalidade, psicologia do desenvolvimento
Colaboradores

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