Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
ANTONELLA MARIA IMPERATRIZ TASSINARI
Depto
DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA / ANT/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Arandu: laboratório de estudos em etnologia, educação e sociobiodiversidades
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Etnologia Indígena
Titulo
A emergência de um diálogo inter-epistêmico: revisitando a educação escolar indígena no Brasil em perspectiva antropológica (2001-2025)
Resumo

As atividades da bolsa PIBIC/CNPq se deram sob orientação da profa. dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari (Departamento de Antropologia, CFH/UFSC). A Iniciação Científica se dá a partir do Projeto intitulado ‘A emergência de um diálogo inter-epistêmico: revisitando a educação escolar indígena no Brasil em perspectiva antropológica (2001-2025)’ apresentado por Tassinari ao Edital CNPQ nº 04/2021. Tassinari coloca como principal objetivo de sua pesquisa ‘revisitar a produção antropológica sobre educação escolar indígena, dando destaque aos trabalhos realizados nos últimos 25 anos, segundo a hipótese de que, no cotidiano das escolas de aldeias indígenas no Brasil, tem emergido um genuíno diálogo inter-epistêmico, para além do diálogo intercultural previsto na legislação.’ Na Iniciação Científica o Blog Memórias do Oiapoque foi sistematizado em relatórios, registrando sua repercussão anterior, pedidos de materiais e comentários dos estudantes indígenas do Oiapoque. Algumas atividades previstas para o blog deverão ser desenvolvidas no segundo ano do Projeto. O foco da Iniciação Científica foi a pesquisa bibliográfica, com levantamento bibliográfico no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e IBICT com os termos ‘escola indígena’ na área da antropologia. Como resultado foram identificados somente 32 trabalhos que tratavam da escola indígena como tema principal e outros 29 que abordavam o tema. Também foi efetuada a leitura, resumo e discussão de alguns textos que serviram de fundamentação teórica. Essa fundamentação teórica é embasada no processo histórico de políticas educacionais voltadas às populações indígenas, pontua três momentos modelares desse processo, que permitiram a análise de três abordagens recentes sobre contato e, por conseguinte, três abordagens sobre escola indígena descritas por Tassinari. Por fim, traz a proposta de Tassinari de utilizar o termo ‘fronteira’ como ferramenta analítica para refletir sobre os processos de escolarização indígena.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238819
Palavras-chave
Educação escolar indígena, Pesquisa, Atividades.
Colaboradores

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