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| Instituição | UFSC |
| Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
| Orientador | DANIELA QUEIROZ CAMPOS |
| Depto | DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA / HST/CFH |
| Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
| Laboratório | Núcleo de Estudos em Políticas da Escrita, da Memória e da Imagem |
| Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes |
| Sub-área do Conhecimento | Artes |
| Titulo | O Bolsita Número 1 | terá o enfoque de pesquisa de imagens de Arte Brasileira do Século XIX |
Resumo | O projeto realizado sob a orientação da Profa. Dra. Daniela Queiroz Campos, O corpo feminino, o movimento e a fluidez: a Ninfa na arte brasileira, buscou trabalhar com a figura da Ninfa, proveniente de Aby Warburg e Georges Didi-Huberman. Ele foi dividido em duas partes, sendo a primeira focada na arte brasileira do século XIX. Para isto, foram selecionadas as seguintes obras: Moema, de Victor Meirelles; Iracema, de Antônio Parreiras; Marabá, de Rodolfo Amoêdo; Lindóia e Iracema, ambas de José Maria de Medeiros. Sobre estas, desenvolveu-se um estudo sobre motivos da identificação da figura das ninfas, a biografia de seus pintores e contexto histórico. A segunda parte teve como recorte a arte contemporânea, onde duas artistas foram selecionadas. A primeira é Lygia Clark, e foi-se trabalhado três de suas séries, em especial Bichos, com suas esculturas de aparência imóvel mas que apresentam dobradiças; as outras foram Obra Mole e Trepantes. A outra artista foi Helena Montenegro, que quase sempre apresenta em suas obras um padrão circular. Dela, foram estudadas as esculturas em concreto, que se espiralam e enrolam, conferindo movimento à pedra, e em bronze. |
| Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238836 |
| Palavras-chave | Imagem, Ninfa, Corpo feminino, movimento, fluidez |
| Colaboradores |
