Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
DANIELA QUEIROZ CAMPOS
Depto
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA / HST/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Núcleo de Estudos em Políticas da Escrita, da Memória e da Imagem
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes
Sub-área do Conhecimento
Artes
Titulo
O Bolsita Número 1 | terá o enfoque de pesquisa de imagens de Arte Brasileira do Século XIX
Resumo

O projeto realizado sob a orientação da Profa. Dra. Daniela Queiroz Campos, O corpo feminino, o movimento e a fluidez: a Ninfa na arte brasileira, buscou trabalhar com a figura da Ninfa, proveniente de Aby Warburg e Georges Didi-Huberman. Ele foi dividido em duas partes, sendo a primeira focada na arte brasileira do século XIX. Para isto, foram selecionadas as seguintes obras: Moema, de Victor Meirelles; Iracema, de Antônio Parreiras; Marabá, de Rodolfo Amoêdo; Lindóia e Iracema, ambas de José Maria de Medeiros. Sobre estas, desenvolveu-se um estudo sobre motivos da identificação da figura das ninfas, a biografia de seus pintores e contexto histórico. A segunda parte teve como recorte a arte contemporânea, onde duas artistas foram selecionadas. A primeira é Lygia Clark, e foi-se trabalhado três de suas séries, em especial Bichos, com suas esculturas de aparência imóvel mas que apresentam dobradiças; as outras foram Obra Mole e Trepantes. A outra artista foi Helena Montenegro, que quase sempre apresenta em suas obras um padrão circular. Dela, foram estudadas as esculturas em concreto, que se espiralam e enrolam, conferindo movimento à pedra, e em bronze.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238836
Palavras-chave
Imagem, Ninfa, Corpo feminino, movimento, fluidez
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br