Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
ANDREA PIGA CARBONI
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE / DEM/CTJOI
Centro
CAMPUS DE JOINVILLE
Laboratório
Laboratório de Simulação Naval (LaSiN) em parceria com Laboratório de Tecnologia Subaquática (LaSub)
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia Naval e Oceânica
Titulo
Modelagem e simulação de equipamentos robóticos para águas rasas: simulação em CFD para determinação do arrasto de um ROV em regime permanente
Resumo

A resistência ao avanço consiste no conjunto de forças que se opõe ao avanço de um veículo, seja qual for o ambiente. Para veículos de geometria complexa, a obtenção da resistência ao avanço através de métodos analíticos é uma tarefa onerosa e nem sempre é possível, assim, uma melhor compreensão da força de arrasto pode ser obtida através de simulações em CFD.

O veículo a ser estudado é um ROV de cinco graus de liberdade, projetado para atuar como uma plataforma subaquática com propulsão a hidrojato que possa ser utilizada, futuramente, como uma base flutuante para suporte de manipuladores. O veículo vem sendo desenvolvido pela equipe do Laboratório de Simulação Naval (LaSiN) em parceria com o Laboratório de Tecnologia Subaquática (LaSub) no CTJ da UFSC.

O plano de atividades previamente exposto no termo de outorga referente a este trabalho tinha como principal objetivo o desenvolvimento de um manipulador subaquático. Entretanto, devido à pandemia e a dificuldade de acesso aos laboratórios, o escopo do trabalho foi reduzido e foi dado foco no projeto conceitual, visto que o desenvolvimento de protótipos, que requerem um espaço físico com recursos e ferramentas, não foi possível.

Este trabalho tem como objetivo a obtenção dos parâmetros hidrodinâmicos, em regime permanente, dos movimentos de translação principais deste ROV, incluindo o movimento para uma direção intermediária qualquer entre os movimentos frontal e lateral deste ROV. São obtidas, no fim, as curvas e a superfície geradas para a obtenção de equações da força de arrasto em função da velocidade e o ângulo analisado. Nas conclusões, são discutidos possíveis trabalhos futuros, relacionados com a obtenção de parâmetros hidrodinâmicos e um sistema de controle mais precisos.

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238868
Palavras-chave
Equipamentos subaquáticos, robotica
ColaboradoresLucas Weihmann
Hélio Valdevieso Catarin

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br