Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
AMURABI PEREIRA DE OLIVEIRA
Depto
DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA / SPO/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Outras Sociologias Específicas
Titulo
Percepção dos Professores de Sociologia acerca da Reforma do Ensino Médio
Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a percepção dos professores de Sociologia quanto às mudanças que o ensino da disciplina sofreu com a Reforma do Ensino Médio, política educacional que alterou a Base Nacional Comum Curricular e foi aprovada sem a discussão qualitativa com os setores da sociedade civil, passando a vigorar no ano de 2022. A partir de entrevistas semiestruturadas com professores da Sociologia da rede estadual de Santa Catarina conseguimos obter um parâmetro dos primeiros impactos que essas mudanças tiveram no ensino mas, principalmente, das dificuldades que operam nesse processo de implementação do Novo Ensino Médio. Os problemas da implementação do Novo Ensino Médio se somam às consequências que a educação vem sofrendo com o desmonte promovido pelo governo atual e aos resultados de dois anos de ensino remoto, motivado pela crise sanitária mundial causada pelo Covid-19. Para os professores, a Reforma do Ensino Médio significa um maior sucateamento da educação pública, com objetivo de atender aos interesses privados.

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238867
Palavras-chave
Sociologia, Ensino de Ciências Sociais, Histria do Ensino das Ciências Sociais
Colaboradores

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