Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | AMURABI PEREIRA DE OLIVEIRA |
Depto | DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA / SPO/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Outras Sociologias Específicas |
Titulo | Percepção dos Professores de Sociologia acerca da Reforma do Ensino Médio |
Resumo | Esta pesquisa tem como objetivo investigar a percepção dos professores de Sociologia quanto às mudanças que o ensino da disciplina sofreu com a Reforma do Ensino Médio, política educacional que alterou a Base Nacional Comum Curricular e foi aprovada sem a discussão qualitativa com os setores da sociedade civil, passando a vigorar no ano de 2022. A partir de entrevistas semiestruturadas com professores da Sociologia da rede estadual de Santa Catarina conseguimos obter um parâmetro dos primeiros impactos que essas mudanças tiveram no ensino mas, principalmente, das dificuldades que operam nesse processo de implementação do Novo Ensino Médio. Os problemas da implementação do Novo Ensino Médio se somam às consequências que a educação vem sofrendo com o desmonte promovido pelo governo atual e aos resultados de dois anos de ensino remoto, motivado pela crise sanitária mundial causada pelo Covid-19. Para os professores, a Reforma do Ensino Médio significa um maior sucateamento da educação pública, com objetivo de atender aos interesses privados.
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Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238867 |
Palavras-chave | Sociologia, Ensino de Ciências Sociais, Histria do Ensino das Ciências Sociais |
Colaboradores |