Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
CRISTINE GARCIA GABRIEL
Depto
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO / NTR/CCS / NTR/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Nutrição
Titulo
Análise temporal da situação de Segurança Alimentar e Nutricional dos municípios catarinenses em um contexto de transformações sociais, políticas, econômicas e de pandemia por COVID-19: adaptado para “Avaliação da SAN nas capitais dos estados da região Sul do Brasil”
Resumo

Nas últimas décadas, evidencia-se um aumento progressivo da insegurança alimentar refletidos do âmbito municipal ao internacional, por conta disso, destacam-se nos debates acadêmicos e políticos a necessidade de avaliar a segurança alimentar e nutricional para qualificar ações de enfrentamento do cenário persistente desta condição. Assim, existe a necessidade de desenvolver avaliações que contemplem a multiplicidade da segurança alimentar e nutricional, a partir de uma abordagem territorial, a qual possibilita um olhar mais próximo e qualificado de questões estruturais e emergentes. Estudos têm reforçado a importância de se compreender e considerar as desigualdades regionais, onde territórios mais ricos arrecadam mais e, consequentemente, conseguem enfrentar melhor adversidades sociais, como no caso da macrorregião Sul, que apresenta os melhores índices de desenvolvimento social, econômico e segurança alimentar. O estudo avaliou as condições de segurança alimentar e nutricional nas três capitais da região sul do país, pautada nas múltiplas dimensões do conceito brasileiro de segurança alimentar e nutricional e adaptada ao porte das capitais brasileiras. Realizou-se uma pesquisa avaliativa, de múltiplos casos, com a aplicação de uma ferramenta direcionada a avaliar a situação de segurança alimentar e nutricional em âmbito municipal via utilização de dados secundários. O percurso metodológico envolveu as seguintes etapas: atualização bibliográfica e documental sobre a temática; atualização das fontes de informação utilizadas na matriz de avaliação; coleta de dados e análise dos dados com classificação das capitais da região Sul de acordo com a situação de segurança alimentar e nutricional. As três capitais da região sul foram classificadas como "ruim" na avaliação, sendo que Curitiba e Florianópolis obtiveram o pior desempenho dentre todas as dimensões avaliadas, com um maior número de médias ruins. Contudo Florianópolis não obteve a nota máxima em nenhuma dimensão. Apesar das capitais avaliadas apresentarem bons indicadores de desenvolvimento social e econômico, ainda é frágil a garantia das condições de segurança alimentar e nutricional em toda a sua amplitude. Estes resultados pretendem alertar aos gestores municipais para a complexidade de fatores atrelados à promoção da segurança alimentar e nutricional e a necessidade de planejamento e monitoramento dos demais indicadores.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239130
Palavras-chave
Segurança Alimentar e Nutricional, Política Pública, Avalição, Direitos Humanos, Programas de Nutrição, Indicadores de Gestão
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br