Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | GABRIELA KAIANA FERREIRA |
Depto | DEPARTAMENTO DE FÍSICA / FSC/CFM |
Centro | CENTRO DE CIENCIAS FISICAS E MATEMATICAS |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Ensino-Aprendizagem |
Titulo | Estado do conhecimento na pesquisa acadêmica internacional sobre a discussão da natureza da ciência na formação de professores de Física. |
Resumo | O debate sobre a natureza da ciência na educação científica possibilita que estudantes e professores compreendam questões, aspectos e elementos que estão envolvidos na construção do conhecimento científico. Nesse sentido, é essencial que os debates sejam incorporados à formação inicial e continuada, e é importante que as experiências didáticas sejam compartilhadas e analisadas. Neste trabalho temos como objetivo desenvolver uma pesquisa do tipo estado do conhecimento sobre a natureza da ciência na formação de professores de física tendo como referência as publicações dos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física no período de 2002 a 2020. Para tanto, selecionamos uma amostra de 21 trabalhos com base em critérios pré-definidos e, utilizando um software de análise, elaboramos, avaliamos e aplicamos categorias em termos das palavras-chave e da caracterização das investigações. Da análise, concluímos que a maior parte dos trabalhos se tratam de pesquisas do tipo qualitativas, tendo como foco de pesquisa a avaliação do conhecimento sobre a Natureza da Ciência, que fazem a utilização de questionários como instrumentos de coleta de dados, em disciplinas de formação inicial do curso de Licenciatura em Física. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238887 |
Palavras-chave | natureza da ciência, formação de professores, crenças de professores |
Colaboradores | Jhonathan Facin de Moura Julia Martinello Willemann Rodrigo Guimarães Soares |