Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
GABRIELA KAIANA FERREIRA
Depto
DEPARTAMENTO DE FÍSICA / FSC/CFM
Centro
CENTRO DE CIENCIAS FISICAS E MATEMATICAS
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Ensino-Aprendizagem
Titulo
Estado do conhecimento na pesquisa acadêmica internacional sobre a discussão da natureza da ciência na formação de professores de Física.
Resumo

O debate sobre a natureza da ciência na educação científica possibilita que estudantes e professores compreendam questões, aspectos e elementos que estão envolvidos na construção do conhecimento científico. Nesse sentido, é essencial que os debates sejam incorporados à formação inicial e continuada, e é importante que as experiências didáticas sejam compartilhadas e analisadas. Neste trabalho temos como objetivo desenvolver uma pesquisa do tipo estado do conhecimento sobre a natureza da ciência na formação de professores de física tendo como referência as publicações dos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física no período de 2002 a 2020. Para tanto, selecionamos uma amostra de 21 trabalhos com base em critérios pré-definidos e, utilizando um software de análise, elaboramos, avaliamos e aplicamos categorias em termos das palavras-chave e da caracterização das investigações. Da análise, concluímos que a maior parte dos trabalhos se tratam de pesquisas do tipo qualitativas, tendo como foco de pesquisa a avaliação do conhecimento sobre a Natureza da Ciência, que fazem a utilização de questionários como instrumentos de coleta de dados, em disciplinas de formação inicial do curso de Licenciatura em Física.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238887
Palavras-chave
natureza da ciência, formação de professores, crenças de professores
ColaboradoresJhonathan Facin de Moura
Julia Martinello Willemann
Rodrigo Guimarães Soares

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br