Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
MARCO ANTONIO ROCHA MARTINS
Depto
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS / DLLV/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes
Sub-área do Conhecimento
Lingüística Histórica
Titulo
Fronteamento de constituintes e próclise na escrita brasileira oitocentista: em busca de uma gramática perdida
Resumo

Este é o relatório final referente ao desenvolvimento do plano de trabalho de iniciação científica no período de 2021 a 2022. O plano segue a hipótese de que a escrita brasileira do século 19 revela uma “gramática perdida” do português, o Português Clássico (PCl), visando a auxiliar na compreensão do processo histórico e gramatical de formação do Português Brasileiro (PB). Com o objetivo de evidenciar a gramática do PCl, investigamos a evolução histórica do objeto (acusativo anafórico) nulo no século 19, correlacionando esse fenômeno a resultados obtidos no período de 2020-2021 a respeito do padrão de colocação dos clíticos nesse século. Para tal, realizamos leituras e discussões a respeito do objeto nulo, da sociolinguística histórica e dos dados empíricos da teoria gerativa, de modo a adquirir o aporte teórico necessário para a realização da pesquisa. Os dados foram coletados, processados e categorizados. A primeira rodada de análises indica um pequeno crescimento na frequência do acusativo anafórico nulo ao final do século, o que auxilia no rastreio da gramática do PCl, diferenciando-o das outras gramáticas envolvidas na competição. Além disso, a análise multivariada demonstrou a importância da animacidade do antecedente para o condicionamento do fenômeno, e apontou para o Ceará como mais inovador em relação aos outros estados envolvidos na pesquisa, em especial ao Rio Grande do Sul.

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239016
Palavras-chave
Proclise, fronteamento, sujeito, mudança, português, sintaxe
Colaboradores

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