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Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | CHRISSIE FERREIRA DE CARVALHO |
Depto | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | LANCE |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Psicologia Cognitiva |
Titulo | Promoção da Cognição Numérica na infância: avaliação e intervenção com jogos em casa |
Resumo | A Cognição Numérica (CN) se debruça sobre o estudo de quatro elementos: a numerosidade, a ordinalidade, a contagem e a aritmética simples. O ser humano já nasce com algumas habilidades matemáticas que vão ganhando complexidade conforme vai crescendo e sendo inserido na cultura e na sociedade. Pensando nisso, o objetivo geral do presente estudo foi desenvolver e elaborar um instrumento de avaliação de Cognição Numérica para crianças de 4 a 8 anos. Participaram do estudo 18 crianças entre 4 e 8 anos, sendo 8 crianças do sexo feminino e 10 do sexo masculino. O instrumento de avaliação desenvolvido faz parte de uma bateria de instrumentos do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar (LANCE), sendo um estudo dentro de outro maior. As crianças responderam a nove subtestes totalmente virtuais, denominados de: Aponte para o Número; Diga o Número; Comparação Numérica; Matemática Visual; Número Crescente; Número Decrescente; Adição; Matemática Oral; e Linha Numérica. Para análise, dividiu-se os subtestes em 5 grupos, Reconhecimento Numérico, Comparação Numérica, Ordenação, Cálculo e Linha Numérica. As crianças também foram divididas em grupos de idades, tendo um grupo com crianças de 4 e 5 anos, outro grupo com crianças de 6 anos e um grupo de crianças de 7 e 8 anos. O instrumento discrimina bem as idades, com uma diferença clara no número de acertos de cada grupo de idade quando comparado às médias dos escores. O teste de análise de Comparação Pareada também reafirmou essa conclusão, apresentando diferenças significativas entre os grupos de idades. Já para o teste de correlação, a idade correlacionou bem com todos os subtestes, assim como eles correlacionaram entre si. O estudo apresentou alguns dados preliminares que estão de acordo com a literatura sobre a CN e o seu desenvolvimento na infância. Espera-se, assim, que os dados possam ser úteis para a criação e validação de um instrumento de CN que possa ser usado por profissionais nas suas práticas e pesquisas. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238746 |
Palavras-chave | Cognição social, cognição numérica, avaliação cognitiva, estimulação cognitiva, ações preventivas |
Colaboradores |