Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | CLAUDIA REGINA FLORES |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Ensino-Aprendizagem |
Titulo | Encontro com formas visuais matemáticas: diagnóstico de uma visualidade |
Resumo | O projeto de iniciação científica intitulado “Encontro com formas visuais matemáticas: diagnóstico de uma visualidade”, que foi realizado entre setembro de 2021 a agosto de 2022, está no âmbito do Projeto de Pesquisa intitulado “Formas e De-formas no Olhar: Por uma Educação Matemática Fronteiriça e Criadora”, ambos coordenados pela Profa. Dra. Cláudia Regina Flores, com apoio do CNPq. Este trabalho teve por objetivo revisitar as pesquisas realizadas com arte e matemática, em sala de aula do Ensino Fundamental, pensadas com o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM). No total, 6 trabalhos foram escolhidos, considerando que todos eles elaboraram e realizaram oficinas. Deles, foram analisados os registros destas oficinas realizadas, observando o emprego de enunciados que compõem uma formação discursiva da matemática, que ganham materialidade quando os participantes são postos a criar e pensar com obras de arte e falar de matemática. Para esta análise, levou-se em consideração a perspectiva da visualidade em educação matemática e a análise discursiva segundo Foucault. Com isso, partindo-se de uma planilha de trechos das oficinas, obteve-se um panorama de enunciados manifestados nas oficinas, que levam a problematizar sobre a educação matemática, colocando em exercício um imaginário do saber. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238929 |
Palavras-chave | Educação Matemática, Arte e Matemática, Ensino de Matemática, Formação de Professores |
Colaboradores |