Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
MARIA ELIZA NAGEL HASSEMER
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL / ENS/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
Laboratório de Efluentes Líquidos e Gasosos
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia Sanitária
Titulo
Produção de carvão ativado de cortiça para aplicação como eletrodo em deionização capacitiva para dessalinização de águas salobras.
Resumo

Com o aumento gradativo do consumo de água no planeta ao longo do tempo, alternativas para abastecer as necessidades da população foram sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas para evitar uma possível crise hídrica mundial. Sabendo que os oceanos são a maior fonte hídrica global, aperfeiçoar as técnicas de dessalinização das águas é de suma importância atualmente, para tornar a prática mais acessível e eficaz.

Este trabalho é voltado para a técnica de dessalinização denominada deionização capacitiva (DIC), método fundamentado na eletrossorção de íons.  Esse processo é baseado num sistema eletroquímico que dispensa o uso de membrana, assim os íons são adsorvidos na camada dupla elétrica produzida entre eletrodo e solução. Os materiais usados na fabricação desses eletrodos possuem características singulares e são derivados de matéria prima diversa, como cortiças, por exemplo, as quais foram objeto nesse estudo.

O projeto analisou a síntese de carvão ativado de cortiça na criação de eletrodos para a deionização capacitiva. Isso porque a DIC de certa maneira é ineficaz quando se trata de dessalinização de águas com baixa concentração de sal, portanto para aumentar a eficiência pode-se utilizar materiais porosos, como o carvão ativado. Por fim, é importante ressaltar duas características que devem ser averiguadas durante o processo para um melhor desempenho na dessalinização. São elas a temperatura do carvão e a molhabilidade dos eletrodos, ambas influenciam na qualidade e rendimento do produto final.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238983
Palavras-chave
carvão ativado, cortiça, dessalinização, eletrossorção
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br