Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBITI/CNPq
Orientador
DULCE MARCIA CRUZ
Depto
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Edumídia
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Tópicos Específicos de Educação
Titulo
Plataforma lúdica para aprendizagem baseada em jogos: o Game Comenius e a formação para as mídias na cultura digital
Resumo

Este relatório descreve as atividades do bolsista PIBITI Eric Fernandes Evaristo, que participou do projeto desde setembro de 2021 até agosto de 2022. A participação do projeto se deu na área de desenvolvimento e programação. O projeto “O lúdico e o letramento midiático: o potencial pedagógico dos jogos digitais na formação para as mídias” foi orientado por Dulce Márcia Cruz e foi desenvolvido dentro do laboratório Edumídia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). O jogo Comenius 3 tem um caráter educativo e foca em promover o conhecimento sobre metodologias de ensino entre professores através de desafios. Neste relatório serão apresentados os principais desafios para o desenvolvimento, as metodologias implementadas para a organização do fluxo de trabalho e a descrição do processo de desenvolvimento em si. Foi adotada a metodologia Kanban com certos aspectos adicionais de metodologias ágeis e versionamento semântico. O jogo foi desenvolvido com o motor de jogo Unity  e a linguagem de programação orientada a objetos C#. No relatório, são descritas também as decisões tomadas quanto ao design das soluções e os principais aspectos da estrutura do código do jogo. As modificações nas partes já existentes foram feitas com o objetivo de otimizar e melhorar o fluxo do jogo, além disso, elas auxiliaram na mantenabilidade do código. Por fim, são apresentadas as conclusões com os resultados obtidos na versão final do jogo e os desafios encontrados que impediram que certos objetivos fossem alcançados, como a implementação da metodologia 3 e a persistência de dados do jogador. No caso, grande parte das dificuldades na implementação dessas partes provém do tempo gasto nas melhorias das partes iniciais do jogo.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238967
Palavras-chave
jogos digitais, lúdico, letramento midiático, inovação, game design, mídias
Colaboradores

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