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Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBITI/CNPq |
Orientador | DULCE MARCIA CRUZ |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | Edumídia |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Tópicos Específicos de Educação |
Titulo | Plataforma lúdica para aprendizagem baseada em jogos: o Game Comenius e a formação para as mídias na cultura digital |
Resumo | Este relatório descreve as atividades do bolsista PIBITI Eric Fernandes Evaristo, que participou do projeto desde setembro de 2021 até agosto de 2022. A participação do projeto se deu na área de desenvolvimento e programação. O projeto “O lúdico e o letramento midiático: o potencial pedagógico dos jogos digitais na formação para as mídias” foi orientado por Dulce Márcia Cruz e foi desenvolvido dentro do laboratório Edumídia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). O jogo Comenius 3 tem um caráter educativo e foca em promover o conhecimento sobre metodologias de ensino entre professores através de desafios. Neste relatório serão apresentados os principais desafios para o desenvolvimento, as metodologias implementadas para a organização do fluxo de trabalho e a descrição do processo de desenvolvimento em si. Foi adotada a metodologia Kanban com certos aspectos adicionais de metodologias ágeis e versionamento semântico. O jogo foi desenvolvido com o motor de jogo Unity e a linguagem de programação orientada a objetos C#. No relatório, são descritas também as decisões tomadas quanto ao design das soluções e os principais aspectos da estrutura do código do jogo. As modificações nas partes já existentes foram feitas com o objetivo de otimizar e melhorar o fluxo do jogo, além disso, elas auxiliaram na mantenabilidade do código. Por fim, são apresentadas as conclusões com os resultados obtidos na versão final do jogo e os desafios encontrados que impediram que certos objetivos fossem alcançados, como a implementação da metodologia 3 e a persistência de dados do jogador. No caso, grande parte das dificuldades na implementação dessas partes provém do tempo gasto nas melhorias das partes iniciais do jogo. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238967 |
Palavras-chave | jogos digitais, lúdico, letramento midiático, inovação, game design, mídias |
Colaboradores |