Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
AF
Orientador
ROSANE SILVEIRA
Depto
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS / LLE/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
NUPFFALE
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes
Sub-área do Conhecimento
Lingüística Aplicada
Titulo
Aprendizagem e Ensino da Pronúncia Mediados por Tecnologias
Resumo

Trabalhar com habilidades orais apresenta aos professores tanto a possibilidade como o desafio de abordar questões de pronúncia (Baker, 2013; Buss, 2013; 2016; Costa, 2016). O potencial dos recursos digitais para auxiliar o ensino da pronúncia tem sido destacado por muitos pesquisadores (por exemplo, Cucchiarini & Strik, 2018; Mesquita, 2018; Paiva, 2018; Han, 2012; Rogerson-Revell, 2021); entretanto, há necessidade de reunir informações sobre como os professores em serviço empregam recursos digitais para ensinar a pronúncia inglesa. Este estudo examina a perspectiva dos professores brasileiros de inglês em relação às possibilidades da tecnologia digital para ensinar a pronúncia. Uma pesquisa online foi realizada com um grupo de 42 professores em serviço de diferentes cidades do Brasil. Todos eles tinham pelo menos um diploma de graduação de um programa de educação de professores de inglês e tinham experiência no ensino de inglês no Brasil, embora em contextos diferentes (por exemplo, aulas particulares, escolas de idiomas, escola primária, escola secundária). Os participantes preencheram um questionário contendo perguntas sobre suas experiências educacionais e um conjunto de perguntas fechadas e abertas que visavam identificar: (a) o que os participantes reconhecem como recursos digitais relevantes para o ensino de pronúncia e o aprendizado dos alunos; (b) o papel desempenhado pelos recursos digitais em suas práticas de ensino de pronúncia; (c) suas perspectivas sobre as possibilidades e limitações dos recursos digitais para o ensino de pronúncia. Os resultados trazem uma boa compreensão sobre as possibilidades da tecnologia digital para o ensino de pronúncia e sobre as lacunas na formação de professores em relação ao ensino de pronúncia auxiliado por recursos digitais.

Palavras-chave: Ensino de pronúncia; Tecnologias Digitais; Educação de professores; Ensino de inglês.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239071
Palavras-chave
Ensino, Aprendizagem, Pronúncia, Inglês, Formação de Professores, Tecnologias
ColaboradoresManuella Hinchingr

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