Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | MAURO LUIS VIEIRA |
Depto | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Psicologia do Desenvolvimento Humano |
Titulo | Relações entre parentalidade e comportamento da criança |
Resumo | Utilizou-se o Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano para fundamentar a análise no estudo. A qualidade do processo proximal da parentalidade impacta o desenvolvimento das crianças, o que pode ter efeitos de competência ou efeitos disruptivos no comportamento. O estudo teve por objetivo central investigar as relações entre a parentalidade e comportamento de crianças de 3 a 11 anos. Os instrumentos utilizados foram Inventário das Dimensões da Parentalidade, Questionário de Capacidades e Dificuldades da Criança, Perfil socioafetivo da criança e Questionário Sociodemográfico e foram respondidos por 376 pais e mães de crianças de 3 a 11 anos por meio de questionário online. Rodaram-se análises descritivas, comparativas através do Teste-T de Student e de regressão linear múltipla. Houve diferença significativa na parentalidade negativa comparando a segunda e terceira infância, sendo esta mais evidente na terceira (M=3,17, t= -2,91, p<0,05). As análises preditivas resultaram em modelos significativos, sendo que na segunda infância o modelo com as variáveis de parentalidade positiva e negativa explica até 12% do desfecho das capacidades (F(2, 200) = 14, 539, p < 0,001; R2= 0,127), e 15% nas variações das dificuldades (F(2, 200) = 18, 751, p < 0,001; R2 = 0,158). Na terceira infância, relativamente à dimensão Capacidades, a análise resultou em modelo significativo em que há apenas a variável da parentalidade positiva que explica até 19% do desfecho das capacidades da criança (F(1, 171) = 40, 097, p < 0,001; R2= 0,190), enquanto o modelo previsor para Dificuldades demonstrou ter valor explicativo de até 11% nas variações das dificuldades (F(2, 170) = 10, 492, p < 0,001; R2 = 0,110). Os resultados encontrados estão de acordo com a literatura e evidenciam nessa amostra o impacto da parentalidade em prevenção de problemas de comportamento e promoção e estímulo à competências sociais e habilidades socioemocionais. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239403 |
Palavras-chave | Desenvolvimento humano, família, crianças, pais, práticas parentais |
Colaboradores |