Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBITI/CNPq
Orientador
GRACE TERESINHA MARCON DAL SASSO
Depto
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM / ENF/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Enfermagem Médico-Cirúrgica
Titulo
mProtocolo de simulação da aprendizagem em enfermagem em UTI e emergência
Resumo

A simulação clínica é uma metodologia de ensino que cria um ambiente onde os alunos possam experimentar a representação de um evento real, desenvolvendo suas habilidades, sendo uma ferramenta inovadora e cada vez mais presente na aprendizagem. Objetivos: Eixo 1: desenvolver e avaliar a usabilidade de um mProtocolo de simulação a partir do Workflow eletrônico de simulação clínica em Enfermagem em um aplicativo móvel para cenários de UTI e emergência. Eixo 2: analisar a satisfação pessoal dos estudantes em relação ao treinamento com simulação de alta fidelidade de pacientes com traumatismo múltiplo para o cuidado em UTI e Emergências. Métodos: O eixo 1 se deu por um estudo quantitativo e descritivo pela utilização de técnica padronizada de coleta de dados, por meio da aplicação de um instrumento visando analisar os critérios de usabilidade do mProtocolo de simulação. No eixo 2, realizou-se um estudo quantitativo, do tipo descritivo e retrospectivo, realizado de 2015 a 2018 com estudantes do curso de graduação em Enfermagem. Resultados: Eixo 1, obteve-se a organização do mProtocolo de acordo com as melhores práticas recomendadas pela INACSL de simulação na ferramenta Adalo® para funcionar em diferentes sistemas operacionais. Assim como, a usabilidade avaliada pelos docentes e programadores ficou entre bom a excelente pelo Questionário SUS, se mostrando como uma possível tecnologia válida para atividades efetivas de simulação clínica. Eixo 2, foram apontados escores acima de 3 em relação à simulação de alta fidelidade. Houve variabilidade significativa nos escores dos domínios do grau de satisfação dos estudantes em relação às atividades simuladas. Conclusões: No eixo 1, conseguiu-se fazer uma análise interna de usabilidade do produto para garantir que melhorias e que testes sejam feitos em grupos maiores, visando sua implementação. No eixo 2, houve satisfação com o treinamento de simulação de alta fidelidade de pacientes com traumatismo múltiplo entre os estudantes.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239041
Palavras-chave
Simulação clínica, Enfermagem, Aplicativo móvel, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Satisfação
Colaboradores

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