Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
MAÍRA LONGHINOTTI FELIPPE
Depto
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO / ARQ/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas
Sub-área do Conhecimento
Arquitetura e Urbanismo
Titulo
Natureza, cidade e bem-estar em ações de design social participativo
ResumoA forma como os indivíduos vivenciam as cidades hoje influenciam diretamente em sua saúde física, emocional e psicológica, muitas vezes desenvolvendo adaptações que podem resultar em estresse ambiental. Desse modo, busca-se combater esse prejuízo por meio do processo de planejamento participativo, uma vez que envolve a colaboração de diferentes pessoas, grupos e setores da comunidade que, em conjunto, contribuem em projetos que influenciam positivamente no território onde habitam. Os benefícios de um convívio mais digno com o meio natural e os espaços verdes são apontados em pesquisas, que ilustram como a natureza é capaz de restaurar o estado de estresse e a capacidade de atenção.

A pesquisa em desenvolvimento perpassa pelas áreas da psicologia ambiental, dos ambientes restauradores e dos processos de planejamento participativo e teve como objetivo, nessa segunda fase, abordar as ações sociais comunitárias em prol do planejamento participativo. Logo, produziu-se uma síntese de dados referentes às diversas metodologias aplicadas ao redor do mundo e as suas respectivas avaliações.

Para tal, realizou-se a leitura de artigos disponíveis online, organizadas anteriormente em planilhas do Excel, e a partir disso, a extração de dados que auxiliaram na produção do resultado final dessa fase 2 da pesquisa, concluído em forma de artigo.

Assim, juntamente com o artigo desenvolvido, será possível investir em ações sociais advindas das intervenções ambientais em conjunto com a comunidade, a fim de promover a saúde e o bem-estar em comunidades de zonas urbanas degradadas. Essas ações estão previstas para a fase 3, que começará em setembro de 2022 com o desenvolvimento de um guia que auxilie no estudo-piloto de uma comunidade em Florianópolis.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239112
Palavras-chave
ambientes restauradores, espaços verdes urbanos, planejamento participativo
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br