Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
SANDRA QUAREZEMIN
Depto
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS / DLLV/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes
Sub-área do Conhecimento
Teoria e Análise Lingüística
Titulo
Gramáticas na escola: estratégias para trabalhar a sintaxe do sujeito do português brasileiro na educação básica
Resumo

Ainda hoje, nos materiais escolares das escolas brasileiras, nos deparamos com metodologias tradicionais que não adotam uma concepção de gramática que visa o fazer científico, nem mesmo um estudo reflexivo e desenvolvimento de pensamento crítico. Ao contrário, trazem uma abordagem muitas vezes simplista e amparada em definições de termos gramaticais. Quando olhamos para a questão do sujeito do português brasileiro, que é o nosso objeto de estudo, isso não é diferente. Assim, nesta pesquisa, buscamos propor uma nova forma de olhar para as aulas de língua portuguesa, pensando em aspectos gramaticais e reflexões sobre a língua que possibilitem um trabalho desenvolvido por meio de uma metodologia científica que se relaciona aos moldes gerativistas, contextualizando o ensino de gramática na educação básica e defendendo a inserção da Linguística como ciência nesses ambientes. Nossas ideias partem de pesquisa bibliográfica e de análises de algumas seções de livros didáticos que trabalham a sintaxe da oração, onde o termo ‘sujeito’ é definido e trabalhado. Para uma boa abordagem gramatical, consideramos importante e sugerimos que, durante a formação de professores da área de Letras, seja realizado um trabalho de desenvolvimento de consciência sintática, para que os docentes possuam uma base sólida que possibilite discorrer sobre os sujeitos que tornam possíveis a problematização das noções tradicionais.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239203
Palavras-chave
Gramática, escola, linguística formal, ensino, sintaxe
Colaboradores

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