Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | PATRICIA MONTANARI GIRALDI |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Educação |
Titulo | Um Rio tinha contado: articulações entre ciência, literatura e conhecimentos locais |
Resumo | Um dos objetivos principais do projeto era a análise e conhecimento de falas, memórias e vivências de pessoas e comunidades que possuem ou possuíram residência próximo ao rio São Francisco, ou então, que de alguma forma o rio tivesse influenciado suas trajetórias de vida. Tais análises e coleta de dados eram realizados por meios de oficinas e discussões com professores da rede pública de ensino de determinadas escolas selecionadas pelo projeto. Nestas oficinas os protagonistas eram os professores, eram as pessoas que vivenciaram a fundo o contato com o rio, para a edificação de suas memórias. Dentre as principais atividades do projeto, o levantamento e a coleta de obras literárias que pudessem ser utilizadas pelos integrantes do projeto foram uma das mais realizadas, em subsequente, o levantamento e análise de trabalhos acadêmicos para o RePI, e a participação de oficinas e auxílio de construção das próprias. O projeto e seus objetivos não eram extremamente práticos e laboratoriais, como espera-se, mas sim de um ponto de vista mais crítico e discursivo. Visando tais tarefas e objetivos, é possível considerar que as expectativas foram atingidas, pois a formação política e científica se dá muito além de uma bancada de laboratório. Em um ponto de vista mais adjacente, a formação de um biólogo deve ser muito mais abrangente, vide a sua área de pesquisa, que engloba quase que praticamente tudo.
Referências
BECKER, F. Modelos Pedagógicos e modelos epistemológicos. In: Becker, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: ArtMed, 2001. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004. 148 p.
|
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/submissions |
Palavras-chave | Rio São Francisco, memória |
Colaboradores |