Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | CAROLINA PICCHETTI NASCIMENTO |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Ensino-Aprendizagem |
Titulo | Os conteúdos de ensino em Educação Física na BNCC: uma análise a partir da categoria “cultura corporal” |
Resumo | O presente projeto de Iniciação Científica intitulado "O que ensinar e o que aprender na escola: uma análise dos conhecimentos propostos na BNCC" teve como objetivo compreender como as propostas curriculares oficiais, particularmente, a atual Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017), propõe e organiza os conhecimentos a serem ensinados e aprendidos na etapa do Ensino Fundamental. Para realizar essa investigação delimitou-se a “área” de Educação Física como campo disciplinar específico para análise, a fim de reconhecer “o que” efetivamente se propõe como conhecimento a ser ensinado e aprendido na escola. Como ações metodológicas delimit-se a análise teórica da área de Educação Física na BNCC, tendo por fundamento alguns conceitos da Pedagogia Histórico-Crítica e uma compreensão do documento como proposta curricular e política de currículo. Como sínteses, compreendeu-se que a maneira como os conhecimentos estão presentes no documento (nas “Unidades Temáticas”, nos “Objetos de Conhecimento”, nas “Habilidades” e nas “Competências”) não traz uma direção explícita em relação ao que deve ser ensinado e aprendido na escola no que tange ao saber específico das áreas de conhecimento, enfatizando “princípios formativos” no lugar dos conhecimentos específicos. Conclui-se que esse tipo de análise dos documentos basilares para a educação é tarefa essencial para a formação docente e para a elaboração de caminhos para uma concepção de educação emancipatória. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239294 |
Palavras-chave | Ensino, Educação Física, Cultura Corporal, Didática |
Colaboradores |