Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
CRISTINA SCHEIBE WOLFF
Depto
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA / HST/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Laboratório de Estudos de Gênero e História
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
História da América
Titulo
Emoções e cuidado nas reivindicações dos movimentos de mulheres no Brasil
Resumo

Neste resumo, listo os projetos que participei e as atividades que realizei durante 2021 e 2022, vinculadas ao Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), orientado pela professora Cristina Scheibe Wolff, Nesse período, trabalhei simultaneamente em dois projetos dentro do LEGH, o Projeto ‘Emoções e cuidado nas reivindicações dos movimentos de mulheres no Brasil”, onde analisei entrevistas de pessoas que militaram em movimentos de esquerda durante as ditaduras do cone sul. A análise dessas entrevistas tinha como objetivo selecionar trechos das mesmas, e identificar neles emoções, seja na fala em si, ou na história que está sendo relatada. A partir de tal análise, elaborei uma tabela. Essa tabela tinha uma seção dedicada a cada entrevista analisada, contando com uma coluna para apontar as emoções presentes no trecho selecionado, e uma com o trecho e a identificação de onde ele foi retirado nas transcrições das entrevistas.

O outro projeto que fiz parte foi “A Internet como campo de disputas pela igualdade de gênero”, onde analisei vídeos postados por canais antifeministas no YouTube, com a intenção de analisar a perspectiva teórica por eles utilizada, verificar os dados apresentados e entender a forma com o discurso antifeminista é construído nessa plataforma. Analisei o conteúdo a partir do método da netnografia, levando em conta a forma como os criadores de conteúdo por trás dos canais interagiam com a plataforma, além dos métodos específicos daquele formato. Além de buscar entender o conteúdo dos canais dentro do espaço do YouTube, busquei analisar o conteúdo apresentado, analisando os dados usados nos argumentos dos vídeos e a forma como certos conceitos eram apresentados.

Além dos projetos anteriormente citados, realizei um curso de formação em História Oral, realizada pela ABHO, participei de reuniões do grupo de estudos do LEGH e ajudei na organização do repositório do laboratório.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239265
Palavras-chave
gênero, emoções, política, ditaduras no Cone Sul, feminismos, mulheres
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br