Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
SUSANA CELIA LEANDRO SCRAMIM
Depto
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS / DLLV/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes
Sub-área do Conhecimento
Teoria Literária
Titulo
A Teoria Literária na UFRJ: os professores na antiga capital do Brasil
Resumo

Esta pesquisa, desenvolvida a partir do projeto Teorias viajantes: Histórias da Teoria Literária no Brasil e suas correlações com América Latina (1986-2000), traça um esboço da disciplina de Teoria Literária nos cursos de graduação em Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro durante o período de redemocratização. Para isso, parte-se do referencial teórico utilizado por Gerbaudo (2016), que utiliza os conceitos derridianos de ‘arquivo’ e ‘exumação’, juntamente com o ‘campo científico’, de Bourdieu. O objetivo é elaborar um banco de dados da disciplina possibilitando a construção de uma História da Teoria Literária no Brasil. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa de análise de arquivos disponíveis no Departamento de Ciência da Literatura (UFRJ) e na Diretoria de Ensino de Graduação (UFRJ). Não foram encontrados os planos de ensino da disciplina desse período, o que impossibilitou uma análise mais detida ao objeto. Contudo, documentos revelaram alguns embates e discussões em torno da tentativa de reforma curricular dos cursos de Letras da UFRJ, reforma essa que demorou 30 anos para sair do papel. Dentre os principais pontos encontrados temos a defesa da obrigatoriedade da disciplina Literatura Comparada, a vontade de criação de um currículo interdisciplinar e a ausência de debates quanto ao conteúdo das ementas de Teoria Literária. A hipótese formulada é de que  as teorias pós-estruturalistas tenham entrado no currículo via disciplinas de Literatura Brasileira e Literaturas Africanas, não via Teoria Literária.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239078
Palavras-chave
teoria literária, trânsitos disciplinares, ensino, tecnologia, universidade, políticas
Colaboradores

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