Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | ANA GRAZIELA ALVAREZ |
Depto | DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM / ENF/CCS |
Centro | CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências da Vida/Ciências da Saúde |
Sub-área do Conhecimento | Enfermagem Médico-Cirúrgica |
Titulo | Simulação digital interativa para promoção da segurança do paciente em situações críticas de cuidado em saúde e enfermagem |
Resumo | A simulação é capaz de auxiliar na compreensão de temas complexos, fomentando o pensamento crítico e assim, colaborando para melhoria do conhecimento, performance, segurança, satisfação e aprendizagem. O objetivo foi analisar as potencialidades e desafios a partir do uso de simulação virtual no ensino em saúde e enfermagem. O método tratou-se de uma revisão integrativa de literatura, com dados coletados em cinco bases de dados. Resultados: A maioria dos estudos foi desenvolvida no Canadá, com45,45%; a área área de desenvolvimento dos estudos concentrou-se na enfermagem, com 77,27% e medicina com 18,18%; o tipo de simulação mais usado foi Simulação de Jogos Virtuais com 68,18%. Conclusão: Prevaleceram fortalezas a respeito do modelo de aprendizagem que possibilita uma experiência autêntica aos estudantes, vivências de diferentes situações do mundo real, colaborando para um ensino por competências que visa a formação integral do estudante. As fragilidades foram relacionadas à carência de acesso à internet e efeitos adversos físicos, como náuseas, dores de cabeça, tonturas, pelo uso dos óculos de realidade virtual. Os resultados colaboram para a ampliação do conhecimento sobre o tema; para o planejamento e desenvolvimento adequado de simulações a partir do reconhecimento das respectivas potencialidades e fragilidades. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239270 |
Palavras-chave | Tecnologia educacional, Simulação, Educação a distância |
Colaboradores |