Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | MARINA BAZZO DE ESPÍNDOLA |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Educação |
Titulo | Análise das propostas de formação docente para a integração de TDIC ao currículo durante a pandemia COVID-19 |
Resumo | O projeto se propõe a investigar os aspectos relativos à integração de TDIC aos currículos escolares, nos diferentes níveis e modalidades educativas, a partir dos pressupostos da teoria crítica da tecnologia, mídia-educação, technological pedagogical content knowledge (TPACK), tecnologia social. Diante dos atuais contextos sociais contemporâneos em que se disseminam as tecnologias digitais de maneira obstinada, identificar quais e como os recursos digitais têm sido incorporados na prática pedagógica tornou-se uma demanda necessária aos pesquisadores. Metodologicamente o projeto está ancorado nos referenciais da pesquisa qualitativa, da mídia-educação, na Pesquisa Baseada em Design (PBD) e o Design Participativo (DP). O ciclo da pesquisa está organizado em três momentos principais: (1) fase exploratória (anterior e preparatório à entrada em campo); (2) trabalho de campo; (3) análise e tratamento do material empírico e documental. O campo de pesquisa será diverso, abrangendo escolas, universidades e portais educacionais. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239181 |
Palavras-chave | educação na pandemia, TDIC, professores |
Colaboradores |