Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
MARINA BAZZO DE ESPÍNDOLA
Depto
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
Análise das propostas de formação docente para a integração de TDIC ao currículo durante a pandemia COVID-19
Resumo

O projeto se propõe a investigar os aspectos relativos à integração de TDIC aos currículos escolares, nos diferentes níveis e modalidades educativas, a partir dos pressupostos da teoria crítica da tecnologia, mídia-educação, technological pedagogical content knowledge (TPACK), tecnologia social. Diante dos atuais contextos sociais contemporâneos em que se disseminam as tecnologias digitais de maneira obstinada, identificar quais e como os recursos digitais têm sido incorporados na prática pedagógica tornou-se uma demanda necessária aos pesquisadores. Metodologicamente o projeto está ancorado nos referenciais da pesquisa qualitativa, da mídia-educação, na Pesquisa Baseada em Design (PBD) e o Design Participativo (DP). O ciclo da pesquisa está organizado em três momentos principais: (1) fase exploratória (anterior e preparatório à entrada em campo); (2) trabalho de campo; (3) análise e tratamento do material empírico e documental. O campo de pesquisa será diverso, abrangendo escolas, universidades e portais educacionais.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239181
Palavras-chave
educação na pandemia, TDIC, professores
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br