Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | ERIC AISLAN ANTONELO |
Depto | DEPARTAMENTO DE AUTOMAÇÃO E SISTEMAS / DAS/CTC |
Centro | CENTRO TECNOLOGICO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Ciências Exatas e da Terra |
Sub-área do Conhecimento | Metodologia e Técnicas da Computação |
Titulo | Aprendizado por Imitação para Veículos Autônomos |
Resumo | Aprendizado por Imitação (Imitation Learning - IL) é um método de Aprendizado de Máquina (Machine Learning - ML) que busca a política ótima para tomadas de decisão baseando-se em demonstrações dadas por um especialista. Tratando-se de IL, tem- se a Clonagem Comportamental (Behavioral Cloning - BC ), método de aprendizado supervisionado que, treinado por pares estado-ação, visa tomar as decisões que mais se assemelham às fornecidas. Entretanto, como a BC busca imitar o especialista, pode-se gerar ações enviesadas, tendendo a comportamentos determinados pelo especialista usado para gerar o conjunto de treinamento. Uma abordagem de IL que ajuda no quesito robustez, é a Generative Adversarial Imitation Learning (GAIL). GAIL possui duas redes: a geradora (G) e a discriminadora (D). O objetivo de G é gerar comportamentos similares aos gerados pelo especialista, através de um treinamento interativo com o ambiente, e que usa o sinal de recompensa gerado por D sem acessar diretamente as demonstrações do especialista. O objetivo do projeto é pesquisar, analisar e aplicar os métodos supracitados no ambiente de simulação CarRacing-v0 visando a condução autônoma de veículos. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239432 |
Palavras-chave | deep learning, redes neurais, aprendizagem por reforço, navegação autonoma, carros autonomos |
Colaboradores | |