Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
GEORGE CAMINHA MACIEL FILHO
Depto
DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA / DGL/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Laboratório de Geofísica Computacional
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Ciências Exatas e da Terra
Sub-área do Conhecimento
Geofísica
Titulo
Modelagem direta de perfis magnetométricos: Aplicação a diques máficos da Costa Continental de Santa Catarina
Resumo

Modelagem direta de perfis magnetométricos: Aplicação a diques máficos da costa de Santa Catarina 

O Enxame de Diques de Florianópolis faz parte da Província Magmática do Paraná (PMP), que estão relacionados com a abertura do oceano Atlântico Sul. Estudos paleomagnéticos e geocronológicos sugerem os Diques de Florianópolis como um evento mais recente aos derrames da PMP, porém idade U-Pb recente para um dique da área continental, indica a mesma idade para as intrusivas e extrusivas. O Enxame de Diques Florianópolis está exposto ao longo da região costeira de Santa Catarina, principalmente ao sul de Florianópolis, ocorrendo como abundantes diques de diabásio com tendência NNE (N30-55°E), cruzando verticalmente ou sub-verticalmente o embasamento granítico.

O objetivo deste trabalho é investigar os diques máficos do Enxame Florianópolis através da modelagem direta de perfis magnetométricos. A metodologia desenvolvida consistiu em: Pesquisa bibliográfica, Definição do algoritmo, Levantamentos Magnetométricos, Aquisição dos dados, Processamento dos dados e Modelagem Direta. Como resultados, a pesquisa teve como produtos um código escrito em linguagem Matlab para cálculo do campo magnético local em cada ponto do perfil magnetométrico amostrado. A partir destes dados calculados pelo programa, o código gera gráficos.

A modelagem direta de dados magnéticos dos diques da margem continental de Santa Catarina mostrou resultados satisfatórios, com anomalias magnéticas bem marcantes por onde o perfil passa por um dique. Esses resultados podem corroborar com a hipótese de Caminha-Maciel et al (2017), de que os diques são rasos e truncados, sem continuidade regular na região dos campos de dunas. São recomendadas novas pesquisas com dados obtidos em levantamentos magnetométricos terrestres, abrangendo uma maior área e – se possível – a aplicação de uma malha regular para realizar modelagens diretas em 3D.

Palavras-chave: Geofísica; Magnetometria; Modelagem Direta

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239474
Palavras-chave
magnetometria, inversão geofísica, diques, modelagem direta
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br