Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
ELISON ANTONIO PAIM
Depto
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
História
Titulo
Povos Quilombolas em Santa Catarina: a decolonialidade por meio de narrativas e memórias em teses e dissertações
Resumo

A presente pesquisa está vinculada ao projeto: “Por entre silêncios e diálogos: memórias e experiências de (re)existência aos racismos em escolas de Paulo Lopes, Imbituba e Garopaba – SC”. O objetivo do projeto é encontrar nas relações cotidianas e/ou silenciamentos quanto a manifestações de racismo e discriminação para com os estudantes originários das comunidades quilombolas. para atingir este objetivo buscamos, além de autores que trabalham questões de memória e aspectos étnico-raciais, as pesquisas de alguns dos autores e autoras que tiveram teses e/ou dissertações selecionadas pelo projeto de iniciação científica.

Em meados de setembro de 2021 iniciamos as buscas em dez universidades do Estado por teses e dissertações em programas de pós-graduação com temáticas sobre povos quilombolas, quilombos em Santa Catarina, educação quilombola e questões étnicorraciais. Ao total, foram encontradas 24 (vinte e quatro) teses e dissertações que trabalham sobre quilombos e/ou povos quilombolas no Estado de Santa Catarina.

Dos trabalhos lidos, foi possível realizar algumas constatações em comum. Inicialmente, observamos que nos trabalhos há uma valorização da oralidade por meio das narrativas das pessoas mais velhas, em ambas as comunidades onde ocorreram as pesquisas. Ambos autores/pesquisadores a utilizaram como método de pesquisa depoimentos e narrativas, que demonstram a emoção das memórias e a valorização da oralidade povos escravizados e seus descendentes, que para manterem vivos suas tradições, religiosidade e cultura, passavam para as futuras gerações suas narrativas, tornando perseverante em suas vidas aspectos de lutas e resistência de seus ancestrais. os trabalhos também possuem, entre si, um diálogo complementar, que contribui para o enriquecimento dos debates, apresentando diferentes óticas em um mesmo tema de pesquisa.

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239619
Palavras-chave
Comunidades quilombolas, decolonialidade, relações étnicorraciais, memórias, oralidade
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br